media

O que mais viram os portugueses na TV o ano passado?

Porto, 09/06/2019 - A Seleção Nacional de Portugal recebeu esta noite a Seleção nacional da Holanda no Estádio do Dragão em jogo da Final da Liga das Nações da UEFA 2019.
Cristiano Ronaldo recebe a taça.
(Miguel Pereira/Global Imagens)
Porto, 09/06/2019 - A Seleção Nacional de Portugal recebeu esta noite a Seleção nacional da Holanda no Estádio do Dragão em jogo da Final da Liga das Nações da UEFA 2019. Cristiano Ronaldo recebe a taça. (Miguel Pereira/Global Imagens)

Futebol domina os programas preferidos pelos portugueses, seguem-se novelas e reality shows. Mas há uma reportagem entre os mais vistos do ano.

Futebol, futebol, futebol e mais futebol foi o que mais viram os portugueses na televisão generalista o ano passado. O encontro da Liga das Nações entre Portugal e Holanda concentrou a atenção dos portugueses em 2019: o pós jogo foi o programa mais visto, com uma audiência média de 2,699 milhões de telespectadores, com a Final entre as duas seleções a ser seguida por uma audiência média de 2,669 milhões.

O encontro e pós jogo foram transmitidos pela RTP1, tendo o canal público colocado nove programas no TOP 15 dos programas mais vistos o ano passado, segundo os dados de audiências da GFK, trabalhados pela agência de meios Universal McCann, do grupo IPG/Mediabrands. Todos transmissões de jogos de futebol, formatos que ocupam as quatro primeiras posições do ranking.

Audiências 19 - Programas-03

A TVI consegue colocar um formato na quinta posição do ranking, com a transmissão, a 26 de janeiro, FC Porto x Sporting, a final da Taça da Liga Allianz Cup, encontro que foi acompanhado por 2,163 milhões de telespectadores, uma audiência média de 22,3%, tendo garantido durante a sua transmissão um share de 47,9% para a estação de Queluz. Jogo que terá ajudado a segurar a liderança das audiências em janeiro à televisão do grupo Media Capital, liderança que perderam para a SIC no mês seguinte.

A estação só volta a colocar em outubro um formato entre no TOP 15 dos mais vistos do ano, com a transmissão do Benfica x Lyon, jogo da Liga dos Campeões que obteve uma audiência média de 2,137 milhões (22,6%) e um share de 44,4%.

Líder de audiências o ano passado, a SIC coloca na 9ª posição o Benfica x E. Frankfurt, jogo da Liga Europa que gerou uma audiência média 2,134 milhões de telespectadores (22%) e um share de 48,6%.

É na 12ª posição do ranking que surge o primeiro formato não desportivo. A reportagem A Rede, transmitida no Jornal da Noite no final de janeiro, foi seguido por uma média de 1,715 milhões de telespectadores (17,7%), garantido à SIC um share de 35,4%.

Cabe à estação de Paço de Arcos os dois outros formatos não futebolísticos que fecham o TOP 15 dos mais vistos: o episódio transmitido a 19 de novembro da novela Nazaré foi vista em média por 1,536 milhões de indivíduos (16,2%), obtendo um share de 34,3% para a SIC, posicionando-a como o 14º programa mais visto do ano; o TOP 15 fecha com a transmissão de Golpe de Sorte II a 9 de setembro. O episódio da mini-série foi visto por uma média de 1,506 milhões de pessoas (15,9%), obtendo 35,5% de share.

Novelas e reality shows dominam o ranking

Se isolarmos os formatos de futebol, os portugueses dividiram as suas atenções pelas novelas e por vários formatos de reality shows como Quem quer Namorar com o Agricultor? (SIC), Casados à Primeira Vista II (SIC) ou Pesadelo na Cozinha (TVI).

Audiências 19 - Programas-04

O Programa da Cristina – Especial está entre os mais vistos do ano. O formato apresentado por Cristina Ferreira, uma das contratações do grupo Impresa vinda da então líder TVI, foi acompanhado por 1,272 milhões de telespectadores (13,4%).

No top dos mais vistos está ainda Gente que não Sabe Estar, transmitido nos Jornal das 8 na TVI. O formato humorístico, apresentado por Ricardo Araújo Pereira, foi visto em média por 1,428 milhões de telespectadores (15,3%). O humorista é a mais recente contratação da SIC.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa,  29/09/2020 - Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
(Paulo Alexandrino/Global Imagens)

Ursula von der Leyen. “Portugal é único e tem agora oportunidades maravilhosas”

Portugal's Prime Minister Antonio Costa speaks during presentation of the European and Portuguese Recovery and Resilience Plans, at Champalimaud Foundation, in Lisbon, Portugal, 29 September 2020. Ursula Von Der Leyen is in Lisbon for a two-day official visit. MÁRIO CRUZ/LUSA

Portugal recorrerá só a subvenções. Empréstimos só quando situação melhorar

ANTONIO COTRIM/ LUSA

Von der Leyen: Instrumento “SURE é um escudo para os trabalhadores e empresas”

O que mais viram os portugueses na TV o ano passado?