O que não dizer numa entrevista de emprego e excluir do CV

Conseguir ou não um novo emprego depende muito do seu CV, mas também do seu comportamento na entrevista. Para causar boa impressão, é necessário não descurar uma série de pontos fundamentais que este artigo foca.

Preparar-se para uma entrevista de emprego é crucial para que seja bem-sucedido. É fundamental que saiba explicar os motivos que fazem de si a pessoa ideal para a oportunidade a que se candidatou.

É essencial que reveja o seu currículo e que pesquise sobre a empresa. Quanto mais souber sobre seu potencial empregador, maiores serão as hipóteses de conseguir o emprego.

Mas se é importante saber o que deve dizer ou fazer numa entrevista de emprego, é também necessário saber quais os erros mais comuns em que vários candidatos caem sem querer, e que podem fazer a diferença entre serem selecionados ou não. Assim, é essencial saber o que não dizer durante uma entrevista de emprego.

Leia também: 18 sinais que indicam que deve mudar de emprego

Revelar problemas com antigos empregadores

Se teve más experiências no passado, deve guardá-las para si. Mesmo que ache ter razões para falar mal da sua antiga chefia, não o deve fazer, uma vez que o mais certo é que fique mal visto.

Pode falar dos motivos pelos quais tem essa opinião, sem ter necessidade de fazer comentários negativos. Para além de demonstrar falta de profissionalismo, já dizia o ditado "Nas costas dos outros, vejo as minhas", que descreve na perfeição aquilo que o entrevistador poderá pensar, caso o faça.

Tocar em assuntos mediáticos ou controversos

A política, a religião ou o desporto, por exemplo, devem ser assuntos para outra altura que não a entrevista de emprego. Pode correr o risco de estragar a sua oportunidade no caso de o entrevistador ter uma opinião contrária à sua.

Falar de outras entrevistas

Passar a ideia de que tem muitas opções de escolha com o objetivo de pressionar o recrutador pode não resultar. Só deve mencionar outras entrevistas se realmente existe uma forte hipótese de ser chamado para outro trabalho.

Mentir sobre as suas competências ou experiências

Mentir sobre as suas capacidades ou experiências será considerada uma grande falha pelo recrutador.

Deve ser realista e honesto consigo próprio, para que deixe transparecer que se sente confiante e seguro das suas capacidades. Dê informações relevantes e que o valorizem, mas não as invente. É importante que confie em si, no seu valor e reflita na razão pela qual considera que será uma mais-valia para o empregador.

Perguntar sobre quanto vai receber

Há momentos para tudo. E o tema do salário não é exceção. O melhor é deixar este tema apenas para quando for questionado pelo recrutador. É normal que lhe pergunte qual é a sua expectiva salarial. Deve por isso preparar-se na mesma para falar sobre o assunto.

E ainda: Como procurar novo emprego sem ser despedido por isso

Como causar boa impressão?

A forma como se apresenta e comporta durante uma entrevista de emprego é fundamental para causar uma boa impressão junto do recrutador. A verdade é que não há uma segunda oportunidade para se causar uma boa primeira impressão. Assim, atente às seguintes dicas:

- No dia anterior à entrevista, tenha uma boa noite de sono;

- Tenha muita atenção ao vestuário. Nem demasiado descontraído, nem demasiado formal. No caso das mulheres, evite saias demasiado curtas e decotes. No caso dos homens, evite calções ou t-shirts. Na verdade, tudo irá depender da vaga a que se candidata. Tente perceber se a empresa tem um dress code e siga-o.

- Não exagere na maquilhagem nem no perfume;

- Chegue cerca de 10 minutos antes da hora marcada;

- Mantenha-se calmo, cumprimente o entrevistador com simpatia, mantendo sempre o contacto visual;

- Sente-se e mantenha as costas direitas. Tenha atenção à sua postura e não cruze os braços;

- Fale com entusiasmo, mas pausadamente e de forma clara e sucinta;

- Pratique uma escuta ativa;

- Durante a entrevista desligue o telemóvel ou coloque-o sem som.

A entrevista é dos momentos mais importantes durante a fase de recrutamento. Por isso, mantenha a calma e prepare-se devidamente. Boa sorte!

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de