Fusões e Aquisições

Oficial. Bayer oferece 55 mil milhões pela Monsanto

Agricultura intensiva usa cada vez mais pesticidas

Farmacêutica alemã oferece 122 dólares por ação, valor que representa um prémio de 20% face à cotação da norte-americana Monsanto

Está desfeito o mistério. O grupo farmacêutico e químico alemão Bayer oficializou hoje a sua oferta pela multinacional norte-americana de biotecnologia Monsanto. Contas feitas, a OPA é de 122 dólares (108 euros) por ação o que na totalidade equivale a 62 mil milhões de dólares (55,23 mil milhões de euros).

Em comunicado, a Bayer revela que os 122 dólares por cada ação da Monsanto representa um prémio de 20% face à cotação de fecho das ações da empresa norte-americana na passada sexta-feira e 36% face à cotação média dos últimos três meses.

O documento chega como “resposta à especulação dos mercados e aos pedidos de informação dos acionistas”, como é o caso do UBS Global Asset Management – um dos principais acionistas da empresa alemã – que disse estar “profundamente preocupado” com o impacto que a operação terá na situação financeira da Bayer.

A Bayer prevê financiar a operação com dívida e ações, espera que a fusão gere sinergias de 1,5 mil milhões em três anos e que o lucro por ação aumente 5%.

Recorde-se que, na semana passada, a Bayer apresentou uma proposta pela compra da multinacional norte-americana de biotecnologia Monsanto. A concretizar-se, a operação criará um gigante e o maior produtor mundial de sementes e produtos químicos para a agricultura.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral Depósitos CGD Juros depósitos

Créditos ruinosos da Caixa nas mãos do Ministério Público

A330-900 neo

A330 neo. Associação de pilotos quer ouvir especialistas na Holanda

Greve de motoristas de matérias perigosas parou o país, em abril. 
(MÁRIO CRUZ/LUSA

Nova greve dos camionistas dia 12. Pré-aviso já foi entregue

Outros conteúdos GMG
Oficial. Bayer oferece 55 mil milhões pela Monsanto