Coronavírus

Omtel oferece rede de 3 mil antenas para operadores reforçarem rede

telecomunicações

Omtel comprou a rede de mais de 3 mil antenas da Meo. A oferta de acesso gratuita é válida por seis meses permitindo aos operadores reforçar rede.

A Omtel, que detém as antenas móveis que anteriormente eram da Altice Portugal, está a dar aos operadores nacionais a possibilidade de, durante seis meses, acederem à sua infraestrutura sem pagarem a instalação de equipamento, noticiou o Jornal de Negócios. A Cellnex, empresa que comprou as antenas em Portugal, já tomou a mesma iniciativa nos mercados onde está presente.

“O nosso objetivo é facilitar o mais possível” o reforço das redes, justificou Nuno Carvalhosa, CEO da Omtel, citado pelo Jornal de Negócios. Numa fase de maior tráfego, suscitada pela pandemia do Covid-19, a companhia que detém uma infraestrutura de cerca de 3 mil torres móveis está a dar a possibilidade dos operadores nacionais de instalarem equipamento de transmissão na sua rede sem qualquer custo durante seis meses, colmatando eventuais défices de cobertura ou reforçando as redes.

Leia ainda: Portugueses voltam a fazer chamadas fixas. Aumento chegou até 133%

A Omtel não vai cobrar igualmente pela desinstalação do equipamento. Os equipamentos de transmissão só serão instalados onde houver disponibilidade de espaço.

Desde o início da pandemia em Portugal que os consumos de comunicações têm vindo a disparar, em particular o consumo de dados. Os operadores já vieram pedir aos utilizadores um uso responsável da rede, tendo vindo a reforçar a sua capacidade de rede.

O decreto-lei do Estado de Emergência prevê que em caso de necessidade os operadores possam cortar serviços não essenciais para garantir as comunicações prioritárias e de urgência.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.  MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salários, crédito, moratórias e rendas. O que vai ajudar famílias e empresas

EPA/Enric Fontcuberta

Mais de 100 mil recibos verdes candidataram-se ao apoio à redução da atividade

A ministra da Saúde, Marta Temido.. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

295 mortos e 11 278 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Omtel oferece rede de 3 mil antenas para operadores reforçarem rede