Prebuild

Opway vendida em leilão aos moçambicanos da Nadhari

Tudo indica que Almerindo Marques regressará à Opway
Tudo indica que Almerindo Marques regressará à Opway

A Opway, a construtora detida pela Espírito Santo Industrial, foi hoje vendida, em leilão, aos moçambicanos da Nadhari. A construtora moçambicana ofereceu cinco milhões de euros e tem agora uma semana para fazer prova de capacidade financeira. Se não o fizer, vence a segunda proposta mais elevada, o Management Buy Out liderado por Almerindo Marques, que ofereceu 1,250 milhões de euros. A Prebuild não poupa críticas ao processo e fala em "esquema" para entregar a empresa a Almerindo Marques e à sua equipa.

O grupo Vallis, o quarto interessado na compra da Opway, foi o grande ausente do leilão, que decorreu esta manhã em Lisboa. O certo é que tanto os representantes do MBO como os da Prebuild dão por garantido que a Nadhari não fará prova de capacidade financeira no prazo previsto e que será a proposta classificada em segundo lugar a vencer o leilão. Segundo fonte próxima do processo, a Prebuild terá tentado deixar em ata a sua disponibilidade para chegar aos 1,3 milhões de euros caso a Nadhari falhasse, aos que os representantes de Almerindo Marques se terão disponibilizado para subir a parada para 1,350 milhões.

Pedro Martins, representante da Prebuild no leilão, terá inclusive exigido que em ata constasse que “fica assim demonstrado que tudo não passou de um esquema para entregar a empresa à atual gestão”.

A construtora de João Gama Leão contesta a forma como Caetano Beirão da Veiga, o elemento da família Espírito Santo encarregue da liquidação do GES e, por conseguinte, da venda da Opway, conduziu todo o processo, lançando o concurso – que não foi bem um concurso, foi um convite às principais construtoras em Portugal para que apresentassem propostas – em outubro de 2014, “nunca revelando qualquer resultado até janeiro, e à beira de um fim de semana, anunciam um PER, mudam as regras do concurso e fazem um leilão com as regras viciadas”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Opway vendida em leilão aos moçambicanos da Nadhari