Os descontos na luz e gás: Conheça e compare as ofertas

Há 5 empresas no mercado de energia

O mercado livre de energia está a crescer e já tem quase dois milhões de clientes, mas ainda há 4,2 milhões de consumidores no mercado regulado que têm até ao final de 2015 para mudar de comercializador. No mercado doméstico e das pequenas empresas, há cinco empresas no mercado e, pelo menos, 13 ofertas diferentes. O Dinheiro Vivo compilou as principais, mas atenção que algumas delas terminam já a 30 de setembro e podem continuar ou ser substituídas por outras.

Galp

Tem três novos pacotes com adesão até 30 de setembro que dão desconto apenas no preço da potência do contador, ou seja, a tarifa do consumo de energia é paga por inteiro. Não têm fidelização ou penalização se se mudar de operador antes do final do contrato, que dura um ano.

Plano Online

Na fatura
conjunta, dá 20% de desconto na luz e 10% no gás ou 10% em ambas as
energias se optar pela tarifa bi-horária. Se quiser só gás natural, o
corte é de 20% e se optar por aderir apenas à eletricidade, o corte é de
15%. Mas só no preço da potência.

A adesão é só pela internet e obriga a fatura eletrónica e pagamento por débito direto.

Plano Base

Pode
aderir e pagar pelos meios tradicionais, por exemplo, por telefone ou
por multibanco, mas desconto é menor: na conta conjunta, a redução é de
15% na luz e 10% no gás ou 5% na luz e 10% no gás se quiser bi-horário.
Nas contas individuais – só gás ou só eletricidade – o desconto é 10% e
não há reduções no bi-horário.

Plano Comfort

Mais uma
vez, os descontos são apenas no preço da potência do contador. Neste
pacote e na conta conjunta, o corte é de 40% na luz e 10% no gás ou
então 20% na eletricidade e 10% no gás se optar pelo bi-horário. Caso
opte pelas contas individuais, na eletricidade, o desconto é de 25% na
tarifa simples e de15% no bi-horário. E quem quiser apenas gás, o
desconto é de 40%.

Obriga a pagar 3,90 euros/mês por serviços em casa (como assistência gás), o que pode abater os descontos.

EDP (ofertas base, sem data para terminar)Casa Total Click e Casa Click Dá 5% de desconto no gás e mais 2% na eletricidade sobre a conta toda (energia consumida e potência do contador), mas tem de aderir pela internet, ter débito direto e fatura eletrónica.

O pacote Casa Click é só para eletricidade e o desconto é de 3%, também sobre a conta toda e adesão pela internet.

Casa Total e Casa

O pacote Casa Total dá desconto 2% na eletricidade e 5% no gás, sobre a conta toda e com qualquer forma de pagamento. Tem bi-horário, mas neste caso não há desconto.

O pacote Casa dá desconto de 2%, mas só na eletricidade e tem de aderir ao débito direto. Por multibanco passa para o mercado livre, mas paga o mesmo que no mercado regulado, ou seja, não há desconto.

Os dois descontos estão disponíveis para adesão a qualquer momento e não obrigam ao pagamento de quaisquer serviços adicionais.

Estes quatro tipos de descontos são agora os planos base da EDP o que não invalida que façam outras camoanhas com descontos maiores ao longo do ano e até terminar o prazo para mudar de operador.

Endesa

Tarifa Luz

Dá 15% de desconto, mas apenas sobre a potência contratada. O preço do consumo de energia é pago por inteiro e as tarifas, como são as transitórias, podem mudar de três em três meses. O contrato é válido durante um ano e também não tem penalização se sair antes, mas obriga a pagar um serviço de assistência elétrica que custa 3,58 euros por mês, mas que tem desconto durante o primeiro ano, ou seja, só tem de pagar 1,79 euros por mês. Esta campanha também só é válida até 30 de setembro.

Iberdrola

10% de desconto, mas apenas no preço da energia, ou seja, da tarifa transitória regulada. A potência é paga por inteiro.

Esta campanha, que é válida até ao final do ano, obriga a pagamento por débito direto e a contratar a um serviço de apoio a casa cujos primeiros meses são grátis. Contudo, se rescindir contrato há uma penalização na qual o cliente tem de pagar os descontos auferidos.

Goldenergy

É uma empresa de gás natural e na oferta em vigor o consumidor não paga o preço da potência, ou seja, só paga o consumo que tem. Isto equivale a um desconto de 20% na fatura. O contrato e o desconto é válido por um ano e não tem fidelização nem penalizações.

Descontos no bi-horário

Na EDP, pode passar para o mercado livre mantendo o bi-horário, mas a tarifa será igual à do mercado regulado. Na Iberdrola e na Endesa não há oferta o quer dizer que, neste momento, só a Galp tem descontos reais no bi-horário – que por norma já permite que a conta fique mais baixa, mesmo sem desconto. Neste caso, a redução é de 10% e 15% consoante o tipo de oferta, mas atenção que o desconto maior obriga a pagar serviços de assistência em casa que pode abater o desconto.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
João Leão e Mário Centeno. Foto: Tiago Petinga/Lusa

Governo impõe aumento de 0,3% na função pública. Impacto pode ser de 70 milhões.

João Leão e Mário Centeno. Foto: Tiago Petinga/Lusa

Governo impõe aumento de 0,3% na função pública. Impacto pode ser de 70 milhões.

Christine Lagarde, presidente do BCE. Fotografia: REUTERS/Johanna Geron

Lagarde corta crescimento da zona euro para apenas 1,1% em 2020

Outros conteúdos GMG
Os descontos na luz e gás: Conheça e compare as ofertas