Brexit

Parlamento britânico vota Brexit até 12 de março

Fotografia: Andy Rain/ EPA.
Fotografia: Andy Rain/ EPA.

May tenta evitar um adiamento do prazo de saída e diz que não é esta terça-feira, mas até dia 12 que haverá uma votação

O acordo de saída do Reino Unido da União Europeia vai a votos até 12 de março. A data limite foi anunciada este domingo pela primeira-ministra inglesa, Theresa May, que está em visita ao Egipto.

“Não teremos uma votação relevante no Parlamento esta semana, mas garantimos que acontecerá até ao dia 12 de março”, disse a chefe de Estado britânica que, inicialmente, tinha apontado a próxima terça-feira como prazo para chegar a uma solução.

May, que tenta evitar a todo o custo um adiamento do divórcio, diz o cumprimento da saída do Reino Unido da União Europeia a 29 de março, como previsto, “ainda está ao alcance” e que “é isso que pretendemos fazer”.

Em janeiro, os deputados britânicos rejeitaram o acordo negociado pela primeira-ministra inglesa e a UE em desde aí que se tenta negociar uma nova versão do texto, até aqui sem sucesso.

Os negociadores britânicos voltam a Bruxelas na terça-feira para continuarem as negociações. Aos jornalistas, a primeira-ministra garantiu que o seu governo está “a negociar com a UE uma solução para a questão levantada pelo Parlamento” sobre a fronteira das Irlandas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Eleições europeias: 11,56% dos eleitores votaram até ao meio-dia

Um espécime de um boletim de voto das Eleições Europeias é exibido durante a audição do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, na Assembleia da República, Lisboa, 09 de maio de 2019.  JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Líderes partidários já votaram com apelos à participação

A população da freguesia que agrega as aldeias de Morgade, Carvalhais e Rebordelo, mobilizou-se contra a mina a céu aberto anunciada para esta localidade, apelando ao boicote nas Eleições Europeias, em Montalegre, 26 de maio de 2019. FOTO PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA

Boicote às eleições na freguesia de Morgade, em Montalegre

Outros conteúdos GMG
Parlamento britânico vota Brexit até 12 de março