Tecnologia

PayPal desafia MBWay: agora todas as transferências são gratuitas

PayPal
Foto: REUTERS/Amir Cohen

O serviço é gratuito independentemente se o utilizador tem associado à sua conta um cartão de crédito, débito ou conta bancário.

A plataforma de pagamentos digitais PayPal agora permite o envio de dinheiro de forma totalmente gratuita entre utilizadores em Portugal e nos países da zona Euro. O lançamento acontece pouco tempo depois de alguns bancos terem anunciado a cobrança de taxas na aplicação MBWay, mas a empresa garante que este lançamento já estava planeado.

“Adorava ter essa agilidade de mercado, mas não temos. Perguntámos, analisámos o mercado e o nosso serviço é mais uma opção. Formas de enviar dinheiro há muitas e sempre vai haver, aquilo que queremos é que o cliente se sinta confortável a enviar dinheiro”, disse Miguel Fernandes, diretor de negócios em Portugal, a propósito deste anúncio.

O envio de dinheiro no PayPal tanto pode ser feito na aplicação móvel do serviço, como na versão web da plataforma. É possível enviar dinheiro para outros utilizadores mesmo que não tenham uma conta PayPal – só precisa de indicar o endereço de email -, mas o destinatário terá sempre em última instância de criar uma conta PayPal para levantar o valor.

“Para nós o que é importante é que os nossos clientes tenham acesso a um serviço que seja gratuito, fácil e rápido. O grande lançamento este ano é a pessoa poder usar a conta PayPal sem qualquer restrição de custos e instrumento financeiro”, acrescentou o diretor de negócio para o mercado português.

O responsável também deixou a garantia: é gratuito agora e é para manter. “Aquilo que temos vindo a fazer é vir no sentido contrário: temos vindo a reduzir custos. Olhando para trás, nunca tivemos um serviço em que fosse grátis e depois fosse taxado. De trás para a frente tínhamos custos, deixamos de ter. Não temos intenção de taxar este serviço”.

“Aquilo que queremos ser, não é o melhor ou o mais utilizado, é que nos utilizem sempre que considerem que é relevante. Quem usava com cartão de crédito ou débito tinha taxas. Aquilo que fizemos foi abolir qualquer taxa para qualquer meio de pagamento”.

Com um estudo realizado no mercado português, a gigante norte-americana descobriu que 40% dos utilizadores ainda se deslocam ao banco ou a uma caixa automática para fazer o envio de dinheiro. Outra conclusão apresentada por Miguel Fernandes foi que “71% dos portugueses considera que não é razoável pagar para ter que enviar dinheiro”.

Atualmente o PayPal tem 700 mil utilizadores em Portugal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. (Fotografia: Mário Cruz/ Lusa)

Carlos Costa: “Não participei nos 25 grandes créditos que geraram perdas” à CGD

Pedro Granadeiro / Global Imagens

Reclamações. Anacom acusa CTT de divulgar informação enganosa

Paulo Macedo, presidente da CGD

CGD cumpre “com margem significativa” requisitos de capital do BCE

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
PayPal desafia MBWay: agora todas as transferências são gratuitas