João Vasconcelos

Pedro Rocha Vieira: “João Vasconcelos era o delfim da inovação”

Pedro Rocha Vieira, presidente da plataforma de inovação Beta-i.
(Leonardo Negrão / Global Imagens)
Pedro Rocha Vieira, presidente da plataforma de inovação Beta-i. (Leonardo Negrão / Global Imagens)

Presidente da plataforma de inovação Beta-i lembra o papel de João Vasconcelos no crescimento do ecossistema empreendedor português.

“Era um embaixador incansável e imparável do otimismo e da ação.” É desta forma que Pedro Rocha Vieira, líder da plataforma de inovação Beta-i, recorda o legado de João Vasconcelos no empreendedorismo em Portugal.

“O João Vasconcelos não deixava ninguém indiferente, era um homem de ação e um homem da comunicação. Era uma pessoa combativa e que tinha a coragem de lutar pelo que acreditava. Era um inimigo temível, mas também um amigo cuidadoso, e apesar do seu estilo imprevisível, era uma pessoa de natureza bondosa e um homem de grandes causas, desde os refugiados à reciclagem de plásticos”, assinala Pedro Rocha Vieira numa declaração por escrito ao Dinheiro Vivo.

Pedro Rocha Vieira, ao mesmo tempo que João Vasconcelos, foi uma das figuras que mais contribuíram para o crescimento do empreendedorismo português na década de 2010 e que permitiram a Portugal cativar eventos como a Web Summit.

“Conheci-o há 10 anos, no início da fase louca de construção do ecossistema de empreendedorismo e inovação. Foi um dos principais protagonistas e dos poucos que lutou de forma inequívoca e contínua para que Lisboa e Portugal fossem o que são hoje. Fundou a Startup Lisboa e transformou-a num dos principais pilares do ecossistema.”

A passagem pelo Governo de João Vasconcelos, entre o final de 2015 e julho de 2017, também não foi esquecida por um dos quatro fundadores da Beta-i.

“Enquanto Secretário de Estado da Indústria, deu corpo ao programa Startup Portugal, tornou real a Web Summit, e foi pioneiro do movimento Indústria 4.0, tendo alastrado a dinâmica positiva do empreendedorismo, a todo o país, e em particular para as PMEs e para indústria nacional, missão que continuou a desenvolver para além do seu mandato.

Perante este percurso de vida, Pedro Rocha Vieira resume a carreira do fundador da Startup Lisboa.

“O João Vasconcelos era o delfim da inovação e empreendedorismo de Portugal, e o seu impacto na mudança de mentalidade e de construção duma nova narrativa, dum Portugal mais inovador e aberto ao mundo, foi ímpar e excecional. Era um embaixador incansável e imparável do otimismo e da ação. Deixa-nos cedo demais, ficamos todos mais pequenos sem ele, e com uma responsabilidade acrescida em tornar verdadeiro o seu e o nosso sonho. Vamos ter saudades. Até sempre, João.”

João Vasconcelos, fundador da Startup Lisboa e ex-secretário de Estado da Indústria, morreu esta noite, confirmou o Dinheiro Vivo junto de fontes próximas. Tudo indica que o antigo governante terá sofrido um ataque cardíaco. O velório realiza-se esta terça-feira na Basílica da Estrela e o funeral é na quarta-feira em Gafanhão, Castro Daire.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes. MÁRIO CRUZ/LUSA

Famílias ficam com um pouco mais de salário ao final do mês

Miguel Almeida, CEO da NOS

Comité de Ética da NOS vai ouvir os administradores envolvidos no Luanda Leaks

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, discursa durante a cerimónia de tomada de posse do XXII Governo Constitucional, liderado pelo secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, 26 de outubro de 2019. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: É bem-vindo a Portugal todo o investimento no respeito da legalidade

Pedro Rocha Vieira: “João Vasconcelos era o delfim da inovação”