Promoção

Pera Rocha voa na TAP para 5 destinos com Chefs Vítor Sobral e Sá Pessoa

ANP promove Pera Rocha em voos da TAP
ANP promove Pera Rocha em voos da TAP

Ação visa promover o fruto português em cinco mercados destinos definidos como estratégicos para a exportação de Pera Rocha

Arroz doce cremoso com puré de Pera Rocha em calda de moscatel e mousse de chocolate com compota de Pera Rocha são as novas sobremesas criadas por Henrique Sá Pessoa e Vítor Sobral para os voos da TAP para a Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido, entre 15 a 19 de outubro. Uma ação de charme que resulta da parceria entre a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e a transportadora aérea para promover este fruto nos cinco principais mercados de exportação.

Cerca de 1500 quilos de Pera Rocha vão ser confecionados pelos Chefs portugueses em sobremesas para 470 voos da TAP. A sobremesa criada por Sá Pessoa será servida na classe executiva dos voos de longo curso, já a de Vítor Sobral será servida aos passageiros da classe económica de longo curso. A sala VIP dos passageiros de classe executiva da TAP terão ainda acesso a Pera Rocha ao longo de toda a semana.

Esta ação está integrada no projeto de promoção deste fruto no mercado externo – cofinanciado pelo Compete 2020, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, com um investimento global é de 430.902 euros, dos quais 85% são provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional -, visando aumentar a sua visibilidade e, com isso, aumentar a exportação da Pera Rocha. Este fruto é um dos produtos agrícolas nacionais mais exportados, com cerca de 60% da sua produção a ser escoada para o exterior, em particular o Brasil, que absorve mais de um quarto das vendas totais no mercado internacional.

Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido são os cinco países eleitos pela ANP como mercados estratégicos de internacionalização. O sector tem como objetivo alcançar os 100 milhões de euros de exportações até 2019, valor que representa uma subida de 21% face às atuais vendas deste fruto apenas produzido em Portugal.

Além desta ação com a TAP, a associação realizou em setembro, no arranque da campanha da Pera Rocha, uma Gastronomic & Press Tour, tendo convidado “jornalistas, bloggers, chefs e críticos gastronómicos de cinco mercados (Brasil, França, Reino Unido, Alemanha e Espanha) para virem à região Oeste participar na colheita, degustarem pratos preparados com pêra, para dar a conhecer o produto e mostrar a sua versatilidade – para além do consumo em forma de fruta”, descreve fonte oficial. Ainda em setembro, a ANP foi pela primeira vez à Expoalimentaria Peru (26 a 28 de setembro), mercado da América Latina onde está a ser uma grande aposta, já que Peru, Colômbia e, recentemente, México passaram a receber Pera Rocha.

A última campanha de Pera Rocha (2017/2018) teve uma produção de 210 mil toneladas e as exportações, das quais 92.112 toneladas seguiram para exportação, mais 71% do que face à produção exportada na campanha anterior (2016/2017), na ordem das 53.696 toneladas. As exportações atingiram os 80 milhões de euros de volume de negócios.

Representando 25% das vendas ao estrangeiro, o Brasil é o principal mercado de exportação da Pera Rocha (23.363 toneladas na campanha 2017/2018); seguido de Marrocos (20.082 toneladas), Reino Unido (15.883 toneladas), França (13.137 toneladas), Alemanha (6.391 toneladas) e Espanha (4.300 toneladas). Polónia, Irlanda, Canadá, Suíça, Colômbia, Angola, Roménia, Uruguai, Emirados Árabes Unidos, Holanda ou Jordânia são outros destinos importantes.

Este ano, as altas temperaturas registadas em agosto, antes do início da colheita, levou a uma quebra de 25% na produção, segundo a ANP.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno, Ministro das Finanças. Fotografia: EPA/ANTONIO COTRIM

Portugal poupa 1,16 mil milhões em dois anos com pagamentos antecipados ao FMI

REUTERS/Marcos Brindicci

América Latina tem “potencial” para receber 5% das exportações portuguesas

Primeira-ministra britânica, Theresa May, e Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia. Fotografia:  REUTERS/Hannah McKay

Brexit: Juncker afasta renegociação. “Este é o único acordo possível”

Outros conteúdos GMG
Pera Rocha voa na TAP para 5 destinos com Chefs Vítor Sobral e Sá Pessoa