fusão

Pfizer vai comprar farmacêutica Anacor

Gigante quer adicionar ao seu portefólio um gel tópico da Anacor que está em testes pelas autoridades do medicamento norte-americanas.

A Pfizer vai avançar com a compra da Anacor Pharmaceuticals num negócio avaliado em 5,2 mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de euros).

O objetivo da aquisição é conseguir acesso ao gel experimental da Anacor para tratar eczema, segundo a Reuters. Este medicamento está em avaliação pelas autoridades norte-americanas e acrescentaria mais um ativo para o portefolio da Pfizer de doenças auto-imunes.

Não houve novas composições ou moléculas para medicamentos relacionados com problemas de pele, que afetam até 25 milhões de pessoas só nos Estados Unidos, nos últimos 15 anos.

A Pfizer acredita que o produto da Anacor pode chegar ao exceder vendas de dois mil milhões de dólares, segundo um comunicado conjunto das duas empresas.

A Anacor também tem os direitos do Kerydin, um tratamento tópico para fungos.

Este é um regresso da Pfizer às aquisições, depois de ter desistido de comprar a Allergan, em Abril, por 160 mil milhões de dólares devido a restrições impostas pela regulação a fusões de empresas.

O sector químico e farmacêutico tem conhecido uma série de fusões. A Dow Jones e a DuPont, concorrentes da Bayer e da Monsanto, anunciaram o ano passado uma combinação das operações, numa fusão avaliada em 130 mil milhões de dólares, enquanto a China National Chemical Corp acordou em fevereiro a compra da suíça Syngenta, por 43 mil milhões de dólares. Também a Bayer está a avaliar a compra da Monsanto, avaliada em 35 mil milhões de euros.Pfizer

 

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Foto: REUTERS/Rafael Marchante

Portugal entre os países europeus que ficaram mais desiguais

Foto: REUTERS/Rafael Marchante

Portugal entre os países europeus que ficaram mais desiguais

Angel Gurria, secretário-geral da OCDE. Fotografia: EPA/Mario Guzmán

OCDE mais pessimista. Sinais vermelhos para a economia

Outros conteúdos GMG
Pfizer vai comprar farmacêutica Anacor