Turismo

Piamonte Hotels constrói rede de luxo a partir de Arcos

Marco Rodrigues Dias, um dos sócios do Piemonte Hotels. Fotografia: Direitos Reservados
Marco Rodrigues Dias, um dos sócios do Piemonte Hotels. Fotografia: Direitos Reservados

O primeiro hotel desta nova cadeia é em Arcos de Valdevez. Promotores estão em negociações para expandir o conceito no país.

O Ribeira Collection Hotel, unidade de quatro estrelas em Arcos de Valdevez, é o primeiro projeto da marca Piamonte, detida pelos empresários portuenses Rui Andrade de Matos e Marco Rodrigues Dias, e que foi criada para agregar estabelecimentos de quatro e cinco estrelas.

O hotel de charme, atualmente com 37 quartos, implicou um investimento de 2,5 milhões de euros, entre aquisição do imóvel e obras de modernização. Os empresários estão agora em negociações para alargar a rede. A expansão pode passar pela aquisição ou pela exploração de ativos hoteleiros, que possuam uma carga histórica e patrimonial.

“Estamos em conversações com vista à gestão de um hotel no Alentejo, na zona do Alqueva, e temos em curso negociações em Lisboa, Guimarães e Porto.” A concretização destes projetos está “dependente da especulação”, pois o “mercado está a pedir valores proibitivos”, sublinhou Marco Rodrigues Dias. “Há proprietários que querem uma renda igual à faturação anual”, revelou. “O objetivo é expandir a marca, mas de forma sustentável, o que obriga a ter cuidado enquanto estivermos nesta loucura.”

Enquanto isso, os dois empresários estudam a ampliação do centenário Ribeira Collection para 60 quartos, já que “um hotel precisa de ter no mínimo 40 quartos para ser rentável”, frisam. A expansão poderá ser feita através da aquisição de dois edifícios contíguos ou pela incorporação de mais um piso no atual imóvel. O Ribeira Collection, que iniciou a operação em maio do ano passado, “desde a primeira hora que é rentável”. Neste ano, que será o primeiro exercício completo, a unidade de charme deverá gerar receitas de um milhão de euros.

A Ocram, empresa gestora e proprietária do Ribeira Collection Hotel, integra ainda no seu portfólio dois hotéis de três estrelas. O Hotel Castrum Villae, em Castro Laboreiro (Parque Nacional da Peneda-Gerês), com 32 quartos, e o Hotel Carvalhais, em Santo Tirso, com 22 quartos. Os empresários vão reunir estes dois ativos numa marca pensada para unidades mais económicas, que está neste momento em processo de aprovação no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A ideia é criar uma rede de hotéis de duas, três e quatro estrelas, embora menos distintiva do que a da cadeia Piamonte. A empresa emprega perto de 30 pessoas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A Loja das Conservas tem um restaurante para promover o consumo deste produto. Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens

Turistas fazem disparar vendas de conservas portuguesas

Miguel Gil Mata,  presidente executivo, da Sonae Capital, nos estúdios da TSF.
Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Sonae reduz portefólio Imobiliário e investe em Energia

Fotografia: DR

Elliott quer EDP nas renováveis. Mas tem forçado vendas nos EUA

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Piamonte Hotels constrói rede de luxo a partir de Arcos