Portucel antecipa dividendos para 22 de dezembro

Cotadas portugueses estão a antecipar dividendos para evitar novo regime de tributação destes, que vai reduzir isenção de IRC sobre dividendos só para participações acima de 10%

A Portucel comunicou na noite desta sexta-feira que "irá proceder à distribuição antecipada de lucros aos accionistas, a partir do dia 22 de dezembro de 2015", na sequência da decisão da administração da empresa em antecipar a distribuição dos lucros aos accionistas.

Segundo a nota da empresa, publicada pela Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, o dividendo bruto será de 0,0418 euros por acção, o que dará um dividendo líquido de 0,03 ou 0,031 euros, quando sujeitos a IRS ou IRC, respectivamente.

"Mais se informa que, a partir do dia 18 de Dezembro (inclusive), as acções serão transaccionadas em mercado regulamentado sem conferirem direito ao referido pagamento", conclui o comunicado da Portucel.

Além da Portucel, também a Altri, Corticeira Amorim, Jerónimo Martins, Semapa e Sonae foram outras das empresas cotadas que optaram por antecipar o pagamento de dividendos aos accionistas. A decisão surgiu por causa do acordo entre o PS e os partidos à esquerda sobre o regime de eliminação de dupla tributação sobre os lucros em IRC, que voltará a ser aplicado apenas a participações mínimas de 10% em diante.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de