Portucel investe mil milhões de euros em Portugal

A Portucel é lider em Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e Polónia. No entanto, o investimento e as parcerias feitas em e para Portugal não estão esquecidas, afirmou esta manhã Diogo da Silveira, CEO da empresa, na Grande Conferência Empresas na Caixa, da qual o Dinheiro Vivo, o DN, o JN e a TSF são parceiros.

"Portugal tem aspectos muito positivos. Acreditamos tanto em Portugal que nos últimos dez anos investimos em Portugal mil milhões de euros", afirmou, admitinfo que neste momento "temos dois grandes projetos ativos um em Vila Velha de Rodão que ronda os 80 milhões de euros e um ao pé de Aveiro de 56 milhões de euros".

Estes investimentos são feitos em parceria com empresas portuguesas que colaboram com a Portucel e que, segundo Diogo da Silveira, são já "5400 PME e Micro-PME".

Além disso, refere, "a Portucel é a empresa que mais investe na luta contra os incêndios, investimos 3 milhões de euros todos os anos, sendo que 97% das intervenções são no património dos outros, para proteger o nosso", alerta, lembrando que Portugal é um país bom para se trabalhar, com facilidade em criar floresta, nomeadamente Pinho e Eucalipto.

Fora de Portugal, "temos dois grandes projetos industriais, um muito grande em Moçambique para fazer uma fábrica grande - o investimento total é 2,6 mil milhões e o mercado alvo é o chinês. E temos outro nos Estados Unidos, em escala, com investimento de 110 milhões de dólares numa fábrica para produzir madeira compactada". Este último investimento, diz, está a ser feito mais depressa "porque os EUA têm muita floresta".

Na América do Norte, continua, "temos muito concorrentes mas muitas vantagens. Um aspeto fundamental é o custo da energia, diferente do custo em Portugal", alerta. "O esforço que as casas de investimento fazem para investir é imenso".

Perante esta evolução, a Porutcel tem uma ambição: "ter duas línguas oficiais Português e Inglês".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de