Comércio internacional

Portugal bate recorde de exportação de peças para automóveis em agosto

4. Peças automóveis

Peças enviadas a partir de Portugal valeram 5,5 mil milhões de euros até agosto, mais 8% do que no mesmo período de 2017.

Portugal nunca exportou tantas peças para automóveis como nos primeiros oito meses deste ano. Até agosto, as vendas de componentes de carros para o exterior valeram 5,5 mil milhões de euros, mais 8% do que no mesmo período de 2017, revelou a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel esta quinta-feira, com base nos dados divulgados no dia anterior pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

90% das peças enviadas para o estrangeiro até agosto tiveram como destino os 18 países da União Europeia, o que corresponde a 4,9 mil milhões de euros, mais 8,7% do que entre janeiro e agosto de 2018. Espanha, Alemanha, França e Reino Unido foram os quatro principais destinos de exportação. O Reino Unido foi o único país que piorou os resultados: menos 11,9% do que nos primeiros oito meses de 2017.

As peças enviadas para outros países valeram 530 milhões de euros em exportações, mais 3,2% do que no mesmo período de 2017.

Os componentes automóveis representam 14% das exportações totais portuguesas de bens transacionáveis.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal  Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Mário Vaz. “Havendo frequências, em julho teríamos cidades 5G”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C), durante a cerimónia militar do Instituto Pupilos do Exército (IPE), inserido nas comemorações do 108.º aniversário da instituição, em Lisboa, 23 de maio de 2019.  ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: “Quem não for votar, depois não venha dizer que se arrepende”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Portugal bate recorde de exportação de peças para automóveis em agosto