Comércio internacional

Portugal bate recorde de exportação de peças para automóveis em agosto

4. Peças automóveis

Peças enviadas a partir de Portugal valeram 5,5 mil milhões de euros até agosto, mais 8% do que no mesmo período de 2017.

Portugal nunca exportou tantas peças para automóveis como nos primeiros oito meses deste ano. Até agosto, as vendas de componentes de carros para o exterior valeram 5,5 mil milhões de euros, mais 8% do que no mesmo período de 2017, revelou a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel esta quinta-feira, com base nos dados divulgados no dia anterior pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

90% das peças enviadas para o estrangeiro até agosto tiveram como destino os 18 países da União Europeia, o que corresponde a 4,9 mil milhões de euros, mais 8,7% do que entre janeiro e agosto de 2018. Espanha, Alemanha, França e Reino Unido foram os quatro principais destinos de exportação. O Reino Unido foi o único país que piorou os resultados: menos 11,9% do que nos primeiros oito meses de 2017.

As peças enviadas para outros países valeram 530 milhões de euros em exportações, mais 3,2% do que no mesmo período de 2017.

Os componentes automóveis representam 14% das exportações totais portuguesas de bens transacionáveis.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Base Aérea n.º 6, no Montijo, que será adaptada para a aviação civil caso aí avance a construção do novo aeroporto de Lisboa. Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens

Montijo: Novo aeroporto já tem luz verde definitiva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva  (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

Ministro defende atuação do Governo: Portugal “fará o que tem feito”

Cláudia e Paulo Azevedo
(José Carmo/Global Imagens)

Sonae “está a acompanhar com atenção e preocupação”

Portugal bate recorde de exportação de peças para automóveis em agosto