Turismo

Portugal com mais de um milhão de turistas em fevereiro

Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens
Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

No mês do Carnaval, as receitas totais do turismo em Portugal aumentaram 14,4% para os 136,8 milhões de euros

Mais de um milhão de turistas dormiram em Portugal em fevereiro. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou esta segunda-feira os dados da atividade turística, que mostram que cerca de 1,1 milhões de hóspedes passaram pelo nosso país em fevereiro, um aumento de 8,6% em comparação com o mesmo mês de 2016. As receitas totais aumentaram 14,4% para os 136,8 milhões de euros.

No mesmo mês, as dormidas cresceram 7,9% para cerca de 2,8 milhões. Os principais responsáveis por este aumento são os estrangeiros, cujas dormidas aumentaram 9,2%. As dos residentes em Portugal cresceram 4,8% no mesmo mês. Cada turista realizou uma estadia média de 2,56 noites, menos 0,01 noites do que em fevereiro de 2016.

Por nacionalidades, Portugal recebeu mais turistas britânicos (87 223) do que espanhóis (86 843) em fevereiro, contrariando os registos do mesmo mês de 2016. O terceiro mercado mais representado foi o alemão, seguidos dos franceses e dos brasileiros. O INE assinala que os mercados brasileiro (+35,2%), polaco (+30,3%), americano (+17,1%) e irlandês (+16,0%) foram os que mais cresceram em fevereiro.

Por regiões, Lisboa, Algarve e Madeira foram os locais onde os turistas mais dormiram em fevereiro. A região autónoma dos Açores foi a que mais cresceu nas dormidas em fevereiro (+14,3%), seguida pela região da capital (+13%).

Em fevereiro, cada quarto foi mais rentável. O rendimento por quarto disponível (RevPAR) aumentou 15,7% para os 26,5 euros por quarto. Os hotéis de cinco estrelas e as Pousadas, 49,2 euros e 36,6 euros, respetivamente, foram os locais mais rentáveis.

Nos primeiros dois meses do ano, Portugal recebeu 2,065 milhões de turistas.

(Notícia atualizada às 11h40 com mais informação)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Nazaré da Costa Cabral. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Linhas de crédito anti-covid ainda podem vir a pesar muito nas contas públicas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. FILIPE FARINHA/LUSA

Marcelo promulga descida do IVA da luz consoante consumos

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

Apoio a rendas rejeitado devido a “falha” eletrónica

Portugal com mais de um milhão de turistas em fevereiro