Indústria

Portugal ganha nova competência no sector automóvel

Mitsubishi Fuso Tramagal
Mitsubishi Fuso Tramagal. Fotografia: João Silva/Global Imagens

ISQ é a primeira entidade no país acreditada para fazer ensaios de homologação eletromagnética

Os fabricantes nacionais de componentes automóveis já não precisam de ir ao estrangeiro para fazer os ensaios de homologação de compatibilidade eletromagnética (EMC), uma vez que o ISQ acaba de obter essa competência, atribuída pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa.

“Esta conquista constitui um marco muito importante para Portugal, pois é sabido a aposta que o país e a indústria nacional têm feito no cluster automóvel e, nomeadamente, na subida na cadeia de valor a nível dos produtores de componentes”, sublinha Pedro Matias, presidente do ISQ.

Na área automóvel, o ISQ já dispõe de laboratórios próprios e experiência na área de compatibilidade eletromagnética e fornece “um serviço chave-na-mão para obtenção do respetivo certificado de homologação emitido pelo IMT- Instituto da Mobilidade e dos Transportes”, refere a instituição privada em comunicado.

Ainda no domínio da mobilidade automóvel, o ISQ recorda o Centro de Excelência que possui em Monção, para testes de componentes, com o objetivo estratégico de aproximar a indústria automóvel do Norte e da Galiza, sem perder de vista os mercados emergentes.

“Este laboratório do ISQ (Labouto) está especializado em testes de fiabilidade, ensaios de corrosão e índice de proteção, ensaios de componentes automóvel na área da físico-química e materiais, simulação de compatibilidade eletromagnética e engenharia de processo”, refere José Medina, diretor da área de laboratórios do ISQ.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

1400 empresas já pediram para aderir ao novo lay-off, apoios só a 28 de abril

Antonoaldo Neves, presidente executivo da TAP. Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens

TAP também vai avançar com pedido de layoff

Veículos da GNR durante uma operação stop de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento, na Autoestrada A1 nas portagens dos Carvalhos/Grijó no sentido Sul/Norte, Vila Nova de Gaia, 29 de março de 2020. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Mais de 80 detidos e 1565 estabelecimentos fechados

Portugal ganha nova competência no sector automóvel