Comércio

Portugal tem mais nove mil exportadoras do que há 10 anos

Exportações

O peso destas empresas no tecido empresarial português passou de 8%, em 2008, para 11%, em 2017.

Portugal tem cerca de 34.477 empresas exportadoras. São mais nove mil do que em 2008 e representam 11% do tecido empresarial. Os dados são da Informa D&B, que realizou a 3ª edição do estudo Exportadoras em Portugal, indica o Jornal de Negócios.

O peso destas empresas no tecido empresarial português passou de 8%, em 2008, para 11%, em 2017. Metade das exportadoras só vende para um ou dois mercados fora de Portugal, mas 28% exporta para mais de cinco países.

De acordo com o estudo, a vocação exportadora é idêntica consoante as empresas portuguesas ou estrangeiras. “Enquanto as primeiras usam os mercados externos para a expansão do seu negócio, como estratégia de crescimento e diversificação de risco, as exportadoras estrangeiras também dinamizam o mercado interno, realizando mais de metade das suas vendas e compras em Portugal”, aponta a Informa D&B.

Quase a totalidade das exportadoras são portuguesas (92%), mas pesam 55% no volume total das exportações. As empresas estrangeiras (8%) fazem 41% das exportações.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Regresso ao trabalho - ilustração

O mundo do trabalho mudou. A saúde é agora lei

José Theotónio, CEO do Grupo Pestana.
(Diana Quintela / Global Imagens)

José Theotónio: “Haverá voos mas não virão logo com turistas para o Algarve”

Fotografia: D.R.

Teletrabalho continua obrigatório para grupos de risco e pais sem escola

Portugal tem mais nove mil exportadoras do que há 10 anos