Prémio

Portuguesa TOMI recebe prémio de smart cities por modernizar o Rio

O projeto TOMI tem vários painéis interativos no Rio de Janeiro, além de várias em dezenas de cidades portuguesas.
O projeto TOMI tem vários painéis interativos no Rio de Janeiro, além de várias em dezenas de cidades portuguesas.

A empresa de tecnologia de Viseu Tomi World recebeu prémio internacional de smart cities, InovaCidade, pelo trabalho no Rio de Janeiro.

É o terceiro reconhecimento de smart cities que o projeto TOMI recebe em 2018. E o que é o TOMI, que pertence à TOMI World, de Viseu? É um equipamento multimédia (com ecrã tátil) de informação urbana, criado para servir e interagir com populações e visitantes que já está em dezenas de cidades portuguesas e algumas na América do Sul.

O prémio chama-se InovaCidade, foi concedido pelo Instituto Smart City Business America (SCBA) que desenvolve o principal evento de cidades inteligentes da América Latina. O projeto TOMI já tinha recebido em 2018 distinções no Smart 50 Awards (Kansas City, EUA) e no Smart City UK Awards (Londres, UK).

O prémio InovaCidade reconhece o trabalho do TOMI em tornar o Rio de Janeiro uma cidade mais inteligente, ao ajudar a melhorar o seu funcionamento e a promover a qualidade de vida das pessoas. O TOMI tem vindo a expandir na cidade para os vários bairros e os números de interações continuam a crescer: no ano 2017 contabilizaram-se mais de 6 milhões de interações e mais de 515 mil fotos enviadas.

Em comunicado, José Agostinho, CEO da TOMI World, destaca o prémio como consolidação do papel do TOMI na cidade do Rio de Janeiro: “A atuação do TOMI no Rio de Janeiro tem vindo a ser reconhecida internacionalmente. Estamos cada vez mais a aproximar os residentes e turistas da cidade, disponibilizando informação e serviços inteligentes. O Rio de Janeiro tem bastante potencial para se afirmar como smart city e o TOMI tem um papel fundamental para a sua inovação urbana.”

A gala de entrega de prémios foi realizada no Palácio Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, com a presença de empresários e prefeituras. O Prémio InovaCidade faz parte do evento Smart City Business America Congress & Expo (SCBAC&E), o evento mais importante de smart cities na América Latina.

A evolução das smart cities é um dos principais objetivos do TOMI indica a empresa em comunicado. A TOMI World acredita que as cidades devem-se tornar mais inteligentes, mais eficientes e sustentáveis. Atualmente, o TOMI está a desenvolver um projeto de expansão mundial, de forma a levar a sua solução de smart cities para países e cidades de todo o mundo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro ministro, António Costa, fala aos jornalistas durante a conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, 04 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

Governo vê economia a crescer 4,3% em 2021 e desemprego nos 8,7%

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a conferência de imprensa após a reunião extraordinária da Comissão Permanente de Concertação Social por video-chamada, no Ministério da Economia, em Lisboa, 16 de março de 2020. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Segunda fase do lay-off custa mais de 700 milhões de euros

Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP. Foto: direitos reservados

Rocha de Matos: IVA devia ser de 6% em todos os eventos para ajudar o turismo

Portuguesa TOMI recebe prémio de smart cities por modernizar o Rio