mercado automóvel

Portugueses têm mais carros a gasolina do que gasóleo

(REUTERS/Willy Kurniawan)
(REUTERS/Willy Kurniawan)

Metade do parque automóvel nacional tem motores a gasolina. 49% tem motor a gasóleo, segundo os dados da ACAP.

É pela margem mínima mas há mais carros a circular em Portugal a gasolina do que a gasóleo. Este dado foi revelado esta quinta-feira pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, durante a conferência de imprensa de balanço do mercado automóvel de 2018.

O parque automóvel de Portugal, em 2018, contava com um total de 6,28 milhões de automóveis, entre ligeiros e pesados. 3,14 milhões de veículos são movidos a gasolina, o que corresponde a metade do parque automóvel; nas estradas nacionais circulam um total de 3,08 milhões de veículos de gasóleo, de acordo com as estimativas da ACAP. Existem ainda 628 000 carros que são movidos a energias alternativas, sejam híbridos, elétricos ou a gás natural,

O maior peso da gasolina no parque automóvel deve-se ao histórico da primazia deste combustível nas escolhas dos portugueses na hora de comprar um veículo. Só a partir de 2004 é que os carros a gasóleo passaram a ter maior peso no mercado automóvel do que os veículos a gasolina, segundo a associação.

Leia mais: Portugueses estão a pôr mais carros a gasóleo à venda

Ainda assim, em 2018, a tendência é de descida: No ano passado foram registados 121 591 automóveis ligeiros de passageiros com este motor, menos 10,4% face a 2017. Isto traduziu-se numa quota de mercado de 53,25%, num ano em que foram matriculados um total de 228 327 veículos ligeiros. O gasóleo registou a quota de mercado mais baixa desde 2003.

Na produção automóvel, as fábricas nacionais já montaram, em 2018, mais veículos a gasolina do que a gasóleo, invertendo uma tendência que se verificava desde 1995.

Leia mais: 98% dos carros feitos na Europa têm peças made in Portugal

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
Portugueses têm mais carros a gasolina do que gasóleo