Empreendedor

Startup da saúde ganha prémio ANJE para jovens empreendedores

Exogenus Therapeutics vence Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE
Exogenus Therapeutics vence Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE

A startup de biotecnologia Exogenus Therapeutics, responsável por uma inovadora terapia celular aplicada à medicina regenerativa, foi a grande vencedora do 17.º Prémio do Jovem Empreendedor, distinção anual atribuída pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), ao melhor plano de negócios apresentado a concurso.

Fundada por Joana Simões Correia (investigadora), Ricardo Neves (investigador) e Luísa Marques (gestora e marketeer), em 2015, a Exogenus Therapeutics é uma biotecnológica incubada no Biocant Park – Centro de Inovação em Biotecnologia, em Cantanhede (Bairrada). Com capital semente da Caixa Capital, a Exogenus Therapeutics dedica-se ao desenvolvimento, pré-clínico e clínico, de terapias celulares aplicadas à medicina regenerativa, especialmente ao tratamento de lesões cutâneas.

Criada em 2014 pelo engenheiro químico Nuno Santos, seu CEO, a DoctorGummy foi também distinguida, neste caso com menção honrosa. A empresa  está a entrar no mercado com um processo inovador de administração de medicamentos a crianças, com base em guloseimas 100% naturais. Sem adição de açúcar, glúten, lactose, corantes ou conservantes artificiais, as gomas desenvolvidas pela DoctorGummy incorporam o princípio ativo dos medicamentos e funcionam como excipiente. Além de facilitarem a administração medicamentosa, as gomas desta startup têm a vantagem de promover a redução do potencial de geração de cáries, agravadas pelos medicamentos.

Quanto à empresa premiada, a Exogenus Therapeutics vai receber 20 mil euros em dinheiro, mais um conjunto integrado de apoios no valor de 10 mil euros. O prémio e a menção honrosa foram anunciados esta quarta-feira, na Alfândega do Porto, local onde decorre, até sábado, a Feira do Empreendedor 2015. A grande novidade deste ano é a Startup Village, que ocupará metade da área expositiva. O visitante poderá contactar com mais de 50 startups tecnológicas nacionais.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Startup da saúde ganha prémio ANJE para jovens empreendedores