Presidente do INESC Porto diz que tecnológicas são a solução

ng3106700

O presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto), José Manuel Mendonça, defendeu hoje a aposta nas novas empresas de base tecnológica como “único caminho” para criação de emprego em Portugal.

“Não estou a ver outro caminho, uma vez que nas empresas tradicionais, estabelecidas no mercado, o aumento de competitividade através da tecnologia resulta, invariavelmente, numa diminuição do emprego. Portanto, têm que ser as novas empresas [‘start up’] de base tecnológica a absorver a mão de obra excedente”, afirmou.

Em declarações à agência Lusa à margem da conferência “Empreendedorismo Tecnológico”, que hoje decorre no Porto, José Manuel Mendonça salientou que, “nos EUA, na última década, onde se criou emprego foi neste tipo de empresas e onde se perdeu emprego foi nas empresas estabelecidas”.

E se, neste período, o saldo líquido de criação de emprego foi negativo é porque “foram anos de crise, o que quer dizer que, se não fossem as novas empresas de base tecnológica, o saldo teria sido muito pior”.

Promovida pelo INESC Porto e pela Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE), a conferência pretende divulgar os resultados obtidos com o projeto Tec-Empreende, destinado a potenciar o sucesso das empresas de base tecnológica, e apresentar as seis ‘start up’ que passaram para a fase de incubação do programa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno, ministro das Finanças. Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Centeno diz que abrandamento da economia esconde muitas coisas boas

Cristina Casalinho, presidente do IGCP

Portugal paga menos de 2% na última emissão de dívida do ano

Terminal (Naviport) do Porto de Setúbal com milhares de carros da Autoeuropa que estão bloqueados esta semana com a paralisação dos estivadores do Porto de Setúbal.
(A-gosto.com/Global Imagens).

Autoeuropa tem 5000 carros parados no porto de Setúbal

Outros conteúdos GMG
Presidente do INESC Porto diz que tecnológicas são a solução