Produção na construção caiu 1,5% em Portugal em janeiro

A produção no setor da construção caiu 1,5% em Portugal em janeiro, face ao mesmo mês de 2014, enquanto na zona euro cresceu 3%, divulgou hoje o Eurostat.

Portugal mantém assim o desempenho negativo do setor da construção, em termos homólogos, ainda que menor face ao registado nos últimos meses. Em dezembro, a produção na construção caiu 4,3% em termos homólogos.

Já na variação em cadeia, a produção na construção em Portugal avançou em janeiro uns ligeiros 0,4% face a dezembro, mês em que este indicador tinha recuado 0,5%.

Na zona euro, segundo o gabinete de informação estatística europeu, a produção na construção aumentou 3% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2014. No conjunto dos 28 países da União Europeia (UE) a progressão foi de 1,4%.

Comparando janeiro com dezembro, a produção na construção aumentou 1,9% nos 19 países que partilham a moeda única e 1% na UE, acima dos 0,2% registados em dezembro em ambos os espaços económicos.

Entre os Estados-membros, na comparação homóloga, destaque para as subidas de Espanha (+14,4%), Roménia (+12,8%), Suécia (+11,3%), República Checa (+8,3%) e Hungria (+8,1%), sendo que as maiores quebras pertenceram a Bulgária (-4,2%), Reino Unido (-3,3%) e Itália (-2,4%).

Na comparação mensal, os maiores crescimentos da produção na construção pertenceram a Eslovénia (+11,2%), República Checa (+8,7%), Hungria (+6,6%) e Alemanha (+5,0%) e as maiores quedas a Roménia (-5,3%), Reino Unido (-2,8%) e Bulgária (-1,7%).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (E), conversa com o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno (D), durante o debate parlamentar de discussão na generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), esta tarde na Assembleia da República, em Lisboa, 09 de janeiro de 2020. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Subida do PIB em 2019 chega aos 2,2% com revisão nas exportações de serviços

Foto - Leonardo Negrao

Deco: seguros de saúde não cobrem coronavírus, seguros de vida sim

Foto: D.R.

Easyjet. Ligações de Portugal com Itália não serão afetadas, por enquanto

Produção na construção caiu 1,5% em Portugal em janeiro