Programa COHiTEC apresenta 16 novos projetos de base tecnológica

Sessão de encerramento da COHiTEC 2014
Sessão de encerramento da COHiTEC 2014

Hoje, 48 investigadores, 24 estudantes de gestão e 32 mentores apresentam 16 ideias de negócio baseadas nas tecnologias, que desenvolveram durante o programa <a target="_blank" href="https://www.actbycotec.com/pt/cohitec.127.html">COHiTEC</a>, formação em comercialização de tecnologias dirigido a instituições nacionais de investigação e desenvolvimento. Os projetos foram desenvolvidos nas universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Nova de Lisboa e nos institutos IBET e WavEC.A apresentação terá lugar na Porto Business School, em Matosinhos.

Um fármaco para impedir a progressão do Alzheimer, um kit para despiste das causas genéticas da infertilidade masculina ou um produto para geração e armazenamento de energia através do esforço humano são algumas das ideias de negócio que serão apresentadas hoje.

Outros projetos ligados à saúde, como um dispositivo para a identificação de microorganismos em feridas cirúrgicas, ou nanotecnologia não invasiva para a administração de medicamentos anticancerígeno, são outras das propostas destas equipas multidisciplinares.

Num outro campo, há também projetos de um manipulador para veículos subaquáticos operados remotamente, ou uma nova geração de baterias para empilhadores elétricos.

“O COHiTEC altera a nossa mentalidade orientada para a investigação e, sem dúvida, dá novas ferramentas aos cientistas que estão interessados em ver o seu trabalho de investigação a partir de uma perspectiva diferente. A comunicação com os tutores, mentores, estudantes de gestão e com as outras equipas é muito enriquecedora e contribui muito para o processo de aprendizagem. Eu aprendi muito e vou certamente aplicar as ferramentas do COHiTEC no futuro”, referiu Cecília Roque, uma das investigadoras participantes.

Veja aqui os projetos apresentados em 2013

Hoje, na sessão pública de apresentação dos projetos, Alan Goodman, CEO e Finance Director da empresa de capital de risco britânica Avlar BioVentures, fará também uma intervenção.

O programa COHiTEC é uma iniciativa da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação – e conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da Caixa Capital e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e é realizado em parceria com o Centro HiTEC da North Caroline State University, a Porto Business School e o INDEG-IUL ISCTE Executive Education.

Este programa foi criado em 2004, e consiste numa acção de formação em comercialização de tecnologias, que reúne equipas multidisciplinares de investigadores, estudantes de gestão e mentores. Durante quatro meses, as equipas geram conceitos de produtos baseadas nas tecnologias propostas pelos investigadores e preparam um projecto de negócio para um dos conceitos de produto.

Desde a sua criação, já participaram no Programa COHiTEC mais de 500 pessoas, tendo sido apoiados 123 projectos, que deram origem a 23 empresas de base tecnológica (cerca de 18% dos projectos avaliados deram origem a empresas). Algumas das empresas criadas no âmbito do programa receberam, posteriormente, o apoio do Acelerador de Comercialização de Tecnologias da COTEC. Para além destas empresas, foram criadas 12 empresas que não resultaram directamente da tecnologia avaliada no Programa, mas para as quais o know-how adquirido no COHiTEC foi fundamental.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
lisboa casas turismo salarios portugal

Turismo em crise já pensa no day after

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Governo estima que mais de um terço dos empregados fique em lay-off

Mário Centeno, Ministro das Finanças.
Fotografia: Francois Lenoir/Reuters

Folga rara. Custo médio do petróleo está 10% abaixo do previsto no Orçamento

Programa COHiTEC apresenta 16 novos projetos de base tecnológica