Iniciativa

Projeto AEP Link quer desenvolver a competitividade das PME

AEP - Projeto AEP Link

A ideia deste projeto, que é cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, quer promover práticas de cooperação entre as PME.

A iniciativa lançada pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria conta com empresas como a tecnológica Konica Minolta, Iberinform ou a Crédito y Caución, que assumem o papel de parceiros tecnológicos deste projeto.

A ideia do AEP Link, que vai ter como regiões de intervenção o Norte, Centro e Alentejo, passa por promover a cooperação entre as pequenas e médias empresas e os múltiplos ‘stakeholders’. Além disso, compreende também a criação de um ‘dashboard’ interativo, que permitirá pesquisar por setor de atividade e região, em pontos como a digitalização, investimento e inovação. Está ainda previsto um portal online, que recebeu o nome de LinkPME, para potenciar e conectar PME interessadas em oportunidades de cooperação.

A apresentação do projeto decorreu esta quinta-feira, no edifício de serviços da AEP, em Leça da Palmeira, contando com a presença dos vários responsáveis das organizações envolvidas no projeto.

Durante a sessão de apresentação, Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP, apontou que “este projeto é fundamental para desenvolver as práticas de colaboração entre as PME portuguesas, investidores e outras entidades do movimento empresarial. Este projeto criará uma plataforma para facilitar o desenvolvimento de negócio nas PME portuguesas, tal como acelerar a identificação de parceiros para a promoção de atividades de inovação, apoiar a inserção das PME na economia digital e também captar investimento”.

A AEP quer, desta forma, dinamizar uma rede nacional que envolverá 1200 empresas, 22 associações empresariais, oito universidades e 12 comunidades intermunicipais, nas regiões Norte, Centro e Alentejo do país.

Nos próximos meses deste projeto, a organização promete um conjunto de 12 eventos públicos, com o intuito de promover ‘networking’ e oportunidades de desenvolvimento de negócio entre as diferentes PME. A lista final das cidades que receberão estes eventos ainda não está concluída, aponta a organização, referindo que as datas e localizações serão anunciadas no site da iniciativa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Banco de Portugal

Bancos concederam moratórias a 741 623 empréstimos entre março e junho

(João Silva/ Global Imagens)

A quem confiava dados pessoais? Aos supermercados, dizem consumidores

Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Centros. Limitação de horários em Lisboa leva a quebras de 40% nas vendas

Projeto AEP Link quer desenvolver a competitividade das PME