PSA Mangualde reabre na quarta. Produção de carros regressa na quinta

Fábrica do grupo Peugeot-Citroën em Portugal vai disponibilizar máscaras a todos os trabalhadores e viseiras a alguns dos funcionários.

A fábrica do grupo Peugeot-Citroën (PSA) em Mangualde vai reabrir esta quarta-feira, 6 de maio. No dia seguinte, será retomada a produção de veículos na unidade portuguesa do grupo liderado por Carlos Tavares, segundo informação divulgada esta segunda-feira. Esta unidade de produção está parada desde 18 de março.

"No dia 6 de maio terão início os trabalhos de preparação nas unidades de ferragem e pintura, e, a partir de 7 de maio, estarão em laboração todas as áreas de produção", refere José Luis Mosquera, diretor do centro de produção de Mangualde, citado em nota de imprensa.

A PSA Mangualde apresentou, há duas semanas, um plano com mais de 100 medidas para que o regresso à produção seja feito com toda a segurança. As medidas vão ser implementadas pelo menos durante oito semanas; depois disso, serão reavaliadas.

O protocolo de medidas foi desenhado em conjunto com as autoridades de saúde locais e a comissão de trabalhadores, foi inspirado nas normas implementadas nas fábricas da PSA na China e foi validado pelos escritórios centrais do grupo automóvel francês.

O regresso à produção será feito de forma gradual: vai haver apenas um turno de produção, com 300 pessoas, o mesmo número que era aplicado antes de a pandemia obrigar ao encerramento da linha de montagem, em 18 de março.

Habituada a produzir 336 carros/dia (média superior a 100 unidades por turno), a fábrica também admite uma diminuição da produtividade nos primeiros dias após a reabertura da empresa.

Dia 21 de abril, o Dinheiro Vivo visitou a fábrica da PSA Mangualde. Leia a reportagem nesta página.

A PSA Mangualde é a última das quatro fábricas de automóveis a retomar a produção. Na semana passada, dia 27, a Autoeuropa reabriu as instalações. Esta segunda-feira, foi a vez da fábrica de mini-camiões da Mitsubishi Fuso, no Tramagal; terça, é a vez da fábrica de autocarros CaetanoBus, do grupo Salvador Caetano.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de