Telecomunicações

A oferta mais competitiva é… O Compara Já responde

Televisão

O site comparador de preços analisou as ofertas de telecomunicações e selecionou quais as mais competitivas. Saiba quais são

Na hora de escolher o seu pacote de telecomunicações o que é que valorizam os portugueses? E que tipo de oferta é mais procurada em cada zona do país? Depois de mais de 12.500 simulações, em apenas três meses em que passou também a analisar o sector das telecomunicações, o site comparador de preços Compara Já retirou algumas conclusões.

“Foi possível ter acesso a dados únicos sobre as preferências dos portugueses relativamente ao mercado das telecomunicações e ao que procuram na escolha do melhor pacote para si. Podemos perceber, por exemplo, que os portugueses dão mais valor à Internet do que à TV na hora de escolher o pacote, sendo o telefone fixo uma componente do pacote pouco valorizada pela maioria dos consumidores”, adianta Sérgio Pereira, diretor geral do ComparaJá.pt, ao Dinheiro Vivo.

pacote_3P

Fonte: Compara Já

Com base nesta perceção o comparador de preços procurou identificar quais os pacotes mais competitivos em termos de relação qualidade/preço “tendo em conta estes diferentes pesos de cada uma das componentes do pacote (TV, Internet…) atribuídos pelos nossos utilizadores e, consequentemente, atribuir um prémio a cada uma das categorias que identificámos como relevantes”, descreve o responsável.

Ao todo foram sete o número de categorias como o pacote 3P ou o 4P mais competitivo. A pensar nos 17% de utilizadores do comparador de preços interessados em incluir canais premium desportivos e 12% interessados em subscrever canais de filmes e séries o Compara Já também as ofertas mais competitivas com estes segmentos específicos.

E como é que chegaram aos pacotes vencedores? No caso do 3P o comparador de preços procurou selecionar a solução com melhor relação entre velocidade de internet, número de canais de TV e minutos em chamadas no telefone fixo face à mensalidade. “Já no caso do pacote 4P, a escolha foi realizada a partir da melhor relação entre velocidade de internet, número de canais de TV, minutos em chamadas no telefone fixo e minutos em chamadas e dados móveis no telemóvel face à mensalidade”, descreve Sérgio Pereira.

 

Pacote_4P

Fonte: Compara Já

Saiba mais sobre a metodologia aqui

A Meo, com a oferta Total 100″, foi considerada como tendo a melhor oferta 3P. Já no 4P foi a Nowo.

5P são os pacotes preferidos… na Madeira e Açores

O Compara Já também detetou tendências em termos do tipo de oferta mais procurada por região. Os pacotes 3P, por exemplo, são mais procurados no distrito de Leiria (40%), já no distrito de Viana de Castelo é apenas procurado por 26% dos utilizadores.

Em Aveiro e Castelo Branco são os pacotes 4P os mais procurados (39%) e na Madeira onde esta oferta tem menos procura (22%).

“Um dos aspectos que consideramos mais curioso é o facto de os consumidores da Madeira e dos Açores serem quem mais procura adicionar canais premium aos seus pacotes base, para além serem as duas regiões em que os pacotes 5P são mais requisitados”, comenta Sérgio Pereira.

Regioes_telecom

Fonte: Compara Já

Madeira (23%) e Açores (22%) e de Santarém (22%) são quem mais procura pacotes 5P (Televisão, Internet, Telefone Fixo, Telemóvel e Banda Larga Móvel), sendo as regiões de Aveiro e Leiria que os serviços 5P são menos procurados (14%).

Os conteúdos premium são os mais procurados pelos consumidores da Madeira e Açores. “Isto significa que as famílias das Ilhas valorizam serviços mais completos (e personalizados aos seus gostos) ao nível das telecomunicações, estando dispostas a pagar mais pelos seus pacotes”, diz o diretor geral do Compara Já. “Talvez seja um bom insight para as operadoras, que podem pensar em criar opções específicas para ir ao encontro das exigências dos consumidores da Madeira e dos Açores.”

Os consumidores de Viseu (11%) são quem, no conjunto dos pacotes 3P e 4P, menos procura adicionar canais premium aos seus pacotes base: apenas 4% no 3P e 7% no 4P.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
JAD

José Augusto Duarte: “Temos de defender a nossa soberania económica”

Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann ,

Davos. Portugal parte à conquista da montanha do dinheiro

Preço de casas continuam a baixar

Descida do valor da casa não recupera isenção do IMI

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
A oferta mais competitiva é… O Compara Já responde