Prémio Inovação NOS

Quantico Solutions: Soluções para monitorizar qualidade do ar

Jorge Ferreira, presidente da Quantico Solutions. FOTO: Gerardo Santos /GI
Jorge Ferreira, presidente da Quantico Solutions. FOTO: Gerardo Santos /GI

Finalista da última edição do Prémio Inovação NOS, o QART conquistou já alguns pequenos clientes privados ainda apenas no mercado nacional

O QART, novo conceito de monitorização e mapeamento urbano da qualidade do ar, ruído e tráfego, nasceu de uma ideia da Quantico Solutions e já deu origem a uma nova empresa. Detida em 67% pela empresa de desenvolvimento de software e em 33% pelo ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade), chama-se QART – Soluções de Monitorização e Mapeamento Urbano Ambiental.

Finalista da última edição do Prémio Inovação NOS, o QART conquistou já alguns pequenos clientes privados ainda apenas no mercado nacional, mas a Quantico Solutions está em negociações com três instituições, uma delas fora da Europa, revela o presidente, Jorge Ferreira, sem querer adiantar mais.
Por outro lado, sendo uma solução que interessa, de momento, principalmente a municípios, no âmbito das smart cities, a PME encontra-se em conversações com dezenas de municípios. Mas, já se sabe, “tratando-se de entidades públicas, o processo de aquisição é longo”, diz Jorge Ferreira.
“Temos também várias propostas entregues em entidades privadas com motivações diferentes, desde compliance até recolha de informação para estudos de impacto ambiental”, adianta o mesmo responsável.

Quanto às vendas já efetuadas, são de pequeno volume, mas, enquanto negoceia com novos clientes, a Quantico Solutions está já a trabalhar em duas novas soluções: a QART PMX, equipamento de pequena dimensão e valor reduzido que mede apenas partículas de temperatura e humidade; e a QART Hypnos, equipamento para monitorizar a qualidade do ar interior e exterior durante o sono de pessoas com doenças respiratórias e distúrbios do sono. Este último projeto está a ser desenvolvido em colaboração com a Universidade de Medicina de Lisboa.

Neste momento, a Quantico Solutions está “a implementar uma rede própria de cobertura nacional [de dados de poluição do ar], com investimento próprio para podermos disponibilizar os dados aos nossos futuros clientes”, acrescenta Jorge Ferreira.
Os sensores utilizados pela Quantico Solutions para medir os poluentes do ar são calibrados em laboratório certificado utilizando estações de referência de monitorização da qualidade do ar, explica o responsável. A solução foi o resultado de quase três anos de desenvolvimento e o objetivo era que fosse diferente do que existia até à data, sublinha Jorge Ferreira. E a vantagem é que é uma solução de elevada precisão e baixo custo.

As medições são entregues, neste momento, à Estação Nacional de Qualidade do Ar, mas chegam aos cidadãos com grandes intervalos de tempo. Com o QART, pode-se, por exemplo, cortar o trânsito num local para reequilibrar a qualidade do ar e do ruído. Imobiliárias e turismo são potenciais interessados na solução.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

O ministro das Finanças, Mário Centeno (E), entrega a proposta de Orçamento de Estado para 2019 ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues (R), no parlamento, Lisboa, 15 de outubro de 2018.  MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Em direto: As principais linhas do Orçamento do Estado para 2019

Rosalia Amorim

Opinião OE2019. “Mais cedo ou mais tarde chegará”

Outros conteúdos GMG
Quantico Solutions: Soluções para monitorizar qualidade do ar