Tecnologia

Quebra na procura por chips terá levado lucros da Samsung a cair mais de 50%

9. Samsung

A tecnológica terá registado uma forte queda dos seus resultados fruto das tensões comerciais que penalizaram a procura por chips e smartphones.

Os últimos três meses não terão sido fáceis para a Samsung Electronics. A empresa, que apresentou esta sexta-feira os resultados preliminares, antecipa uma queda dos lucros superior a 50%. As tensões comerciais terão prejudicado a procura mundial por chips e smartphones.

O resultado operacional da sul-coreana caiu 56% para cerca de 6,5 biliões de won, perto de cinco mil milhões de euros, no trimestre que terminou em junho, de acordo com a Bloomberg. Estes números são preliminares, não havendo para já dados relativos aos lucros; os dados finais devem ser conhecidos no final deste mês.

A Samsung é a maior produtora mundial de ecrãs de smartphone, smartphones e semicondutores. A procura por estes itens estará a dar sinais de estagnação numa altura em que o crescimento mundial dá sinais de abrandamento. Segundo a agência de informação, os chips de memória continuam a ser um dos barómetros seguidos, uma vez que são usados para vários dispositivos, desde computadores a smartphones. E a comercialização destes componentes pode está a ser afetada pelo aumento das taxas aduaneiras aplicadas pela administração norte-americana em maio.

Kim Sunwoo, analista da Meritz Securities, citado pela agência Bloomberg, diz que: “considerando o declínio estrutural nos preços [dos chips] de memória e no negócio móvel, é pouco provável que a Samsung supere as estimativas para os lucros” de abril a junho.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
EPA/MICHAEL REYNOLDS

Ação climática. Portugal vai ter de gastar mais de um bilião de euros

Quartel da Graça, em Lisboa. (Fotografia: D.R.)

Revive: Sete hoteleiros na corrida para transformar o Quartel da Graça

Thomas Cook era a agência turística mais antiga do mundo. ( EPA/ARMANDO BABANI)

Thomas Cook declarou falência. 600 mil turistas procuram solução

Outros conteúdos GMG
Quebra na procura por chips terá levado lucros da Samsung a cair mais de 50%