Quem é o sheik milionário que investe no Algarve há 25 anos?

ng3103209

Mohammed Bin Issa Al Jaber investe no Algarve desde o final da década de
80, mas o discreto milionário saudita, o terceiro mais rico da Arábia Saudita, continua a ser um perfeito
desconhecido em Portugal.

O sheik nasceu em 1959 na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, e iniciou o seu primeiro negócio em 1982 quando fundou a construtora saudita Jadawel International Construction & Development. A sua fortuna está hoje avaliada em mais de 7 mil milhões de dólares, segundo contas da Forbes, cerca de 5,2 mil milhões de euros (quase duas vezes mais do que Américo Amorim, o mais rico de Portugal).

Fundado há mais de 30 anos, o grupo MBI International é a casa mãe de todas as empresas do sheik, incluindo a produtora alimentar Ajwa Group for Food Industries, a construtora Jadawel International e a petrolífera Continentoil.

Outra das subsidiárias da MBI International é a empresa hoteleira JJW Hotels & Resorts que foi fundada em Portugal em 1989. Atualmente, a companhia detêm mais de 60 hotéis e complexos turísticos na Europa e no Médio Oriente, incluindo França, Áustria, Reino Unido, Portugal e Egito.

Esta semana, foi anunciado que a JJW Hotels & Resorts vai assumir a gestão do Hotel Penina Golf Resort, em Portimão e que o grupo está ainda interessado em adquirir a parcela de 24% que a Caixa Geral de Depósitos detêm no complexo turístico de luxo de Vale do Lobo, em Loulé.

Além de empresário, Al Jaber também é conhecido pela sua faceta de filantropo através da MBI Al Jaber Foundation, organização sediada em Londres e que atribui bolsas de estudo para algumas das mais conceituadas instituições de ensino a nível mundial. O milionário também criou o London Middle East Institute na School of Oriental and African Studies.

No início deste ano, o sheik saudita contava ao Washington Post que continuava interessado em investir no país. “Estamos à procura de oportunidades, incluindo em Portugal”, disse. “Onde há dificuldades há sempre uma oportunidade”, justificou.

Numa entrevista dada o ano passado ao jornal de língua inglesa Algarve Resident, o milionário afirmava ter investido mais de 400 milhões de euros em Portugal ao longo de 25 anos. “Estou determinado a continuar a investir em Portugal pois considero que o Algarve é um dos principais destinos da Europa”, explicou.

Al Jaber, residente em Londres e com cidadania austríaca, costuma viajar até Portugal todos os meses, ou de dois em dois meses, onde fica numa das suas duas villas no resort de Pinheiros Altos. “É o meu único escritório onde vou trabalhar de t-shirt”.

O compromisso do sheik para com o Algarve e Portugal é real, como frisou na entrevista citada. “Nunca retirei um cêntimo de dividendos da nossa operação (em Portugal) ao longo destes anos, reinvestindo sempre”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Unlimited Future, da Nike

Nike. 20 milhões já viram este discurso motivacional. E você?

António Costa, primeiro-ministro. Fotografia: FERNANDO VELUDO/LUSA

Amanhã será dia de Portugal conhecer multas e prazos para corrigir défices

Johnny Depp está a desfazer-se da sua colecção de arte.

Johnny Depp vende obras de arte

Protótipo do superdesportivo elétrico da Porsche foi revelado no Salão Automóvel de Frankfurt de 2015. Fotografia: EPA/FREDERIK VON ERICHSEN

Uma guerra de talento. Porsche cria 1.400 empregos para superdesportivo elétrico

Fotografia:EPA/MADE NAGI

Cinco hotéis em Portugal para apanhar os Pokémon

um horário de trabalho mais reduzido é sinónimo de uma vida mais saudável (70%) Fotografia: REUTERS/Neil Hall

Trabalhar mais de 40 horas? A resposta dos portugueses

Conteúdo Patrocinado
Quem é o sheik milionário que investe no Algarve há 25 anos?