Ranking

Presidente de Inditex é o melhor executivo do mundo

Pablo Isla, presidente da Inditex. D.R.
Pablo Isla, presidente da Inditex. D.R.

A publicação 'Harvard Business Review' já deu a conhecer o ranking anual dos 100 melhores CEOs do mundo, de 2017

O ranking anual dos 100 melhores CEOs do mundo, de 2017, elaborada pela publicação ‘Harvard Business Review’ já é conhecida, e nela ainda não consta nenhum executivo português. A eleição têm em conta diversos parâmetros, entre eles a remuneração aos acionistas, ou as mudanças de capitalização da empresa.

Dos 100 executivos agora nomeados, 29 têm um MBA e 32 são licenciados em engenharia. Na sua maioria trabalham na mesma empresa há 17 anos, e chegaram a CEO, ou posição equivalente aos 44 anos de idade. Alem disso, 20 dos eleitos dirigem empresas noutros países que não os seus países de origem.

O melhor executivo do mundo é Pablo Isla, presidente de Inditex. Preside o grupo têxtil desde 2005, e sobe ao primeiro lugar após ter estado entre os três primeiros nos últimos anos. Para a publicação, Pablo Isla destaca-se pela sua gestão financeira, a sua preocupação com o ambiente e a sustentabilidade.

No pódio estão Martin Sorrell, do grupo de marketing e publicidade britânico WPP, CEO da empresa desde 1986, e Jensen Huang, que está à frente dos destinos da tecnológica norte americana Nvidia desde 1993.

Na classificação da ‘Harvard Business Review’ surgem apenas duas mulheres. Marillyn Hewson, primeira executiva do grupo de defesa e, fabricante de produtos aeroespaciais, norte americano Lockheed Martin, desde 2013, que ocupa o lugar número 35. No meio da tabela, em 50º lugar, está Debra Cafaro, que dirige a imobiliária, norte americana Ventas desde 1999.

Os dez primeiros lugares são ocupados por três executivos franceses, um belga, um norte americano, um alemão e um espanhol.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso. TIAGO PETINGA/LUSA

Teodora Cardoso alerta para controlo da despesa na saúde

No segundo trimestre deste ano, o aeroporto de Lisboa movimentou 7,7 milhões de passageiros.

Aeroporto de Lisboa recebe mais de 7 milhões de turistas no segundo trimestre

DriveNow é uma das duas empresas com partilha de carros sem estacionamento fixo dentro de Lisboa.

Lisboa vai ter lugares só para carsharing. Saiba onde poderá estacionar

Outros conteúdos GMG
Presidente de Inditex é o melhor executivo do mundo