Rede de bicicletas partilhadas arranca no Parque das Nações

O investimento da EMEL no projeto é da ordem dos 23 milhões de euros, através de um contrato de prestação de serviços celebrado com a empresa Órbita

A empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) iniciou esta quarta-feira o projeto-piloto de bicicletas partilhadas, uma solução que pretende proporcionar uma maior mobilidade à cidade de Lisboa. Durante este período experimental, cerca de um mês, a rede de bicicletas partilhadas vai disponibilizar 100 bicicletas, em 10 estações, no Parque das Nações.

Na fase final esperam-se 1410 bicicletas, cerca de 60% eletricamente assistidas, espalhadas por 140 estações em quatro zonas da cidade; 92 estações no planalto central da cidade (Avenidas Novas), 27 na Baixa e frente ribeirinha, 15 no Parque das Nações e seis no eixo central (que abrange as avenidas Fontes Pereira de Melo e da Liberdade). "Esperamos que o sistema esteja completamente instalado até ao final do verão ", informou o presidente do conselho de administração da EMEL, Luís Natal Marques, durante a apresentação do projeto que decorreu no Parque das Nações.

Na fase de testes, os primeiros voluntários (cerca de 400 dos 2000 que se inscreveram no site), poderão experimentar o sistema de forma gratuita. Posteriormente, já com toda a rede implementada, o custo dos passes será de 25 euros anual, 15 euros mensal e 10 euros diário. Com este sistema esperam-se receitas de cerca de 897 mil euros por ano, revelou uma fonte da empresa.

O acesso à rede de bicicletas partilhadas é feito através da aplicação Bike Share, disponível tanto para iOS como para Android, onde é possível saber em que locais se encontram as várias estações e quais as bicicletas disponíveis em cada uma delas.

O investimento da EMEL no projeto é da ordem dos 23 milhões de euros, através de um contrato de prestação de serviços celebrado com a empresa Órbita (empresa portuguesa fornecedora de bicicletas), para um período de oito anos, que incluí a manutenção e gestão operacional de todo o sistema de Bike Sharing.

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