Flores

Rosas. Portugal importa mais do que exporta

Fotografia:  EPA/FLORIAN WIESER
Fotografia: EPA/FLORIAN WIESER

UE importa 10 vezes mais rosas do que exporta. Quénia é o país que mais envia rosas para a União Europeia

A associação entre rosas e Dia dos Namorados é uma das coisas mais vulgares do dia 14 de fevereiro todos os anos. O Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia, fez uma avaliação deste mercado e concluiu que a região importa 10 vezes mais rosas do que exporta. Em Portugal, importamos mais rosas do que exportamos, mas a diferença é bem menor.

Entre janeiro e novembro, as importações de rosas para Portugal valeram 219 933 euros, segundo os números do Eurostat; as exportações representaram um montante um pouco mais baixo, de 139 589 euros.

A Holanda é o país que mais se destaca a nível comercial. O país das tulipas importou o equivalente a 478 milhões de euros em rosas nos primeiros 10 meses de 2018; os envios de rosas para o estrangeiro representaram 43 milhões de euros.

As importações de rosas para a União Europeia representaram um total de 624 milhões de euros entre janeiro e outubro. Quénia, Etiópia e Equador foram os três maiores mercados.

As flores enviadas da região para o estrangeiro valeram 62 milhões de euros e tiveram como principais destinos a Rússia e a Suíça.

Se acha que deve aproveitar o Dia dos Namorados para oferecer uma prenda, veja aqui algumas das sugestões que temos para si.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal  Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Mário Vaz. “Havendo frequências, em julho teríamos cidades 5G”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C), durante a cerimónia militar do Instituto Pupilos do Exército (IPE), inserido nas comemorações do 108.º aniversário da instituição, em Lisboa, 23 de maio de 2019.  ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: “Quem não for votar, depois não venha dizer que se arrepende”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Rosas. Portugal importa mais do que exporta