Royal Express. De Cascais ao Porto por 5 euros e agora à conquista de Espanha

Serviço de autocarros da Scotturb inicia ligação a Vigo na próxima semana e, no ano que vem, arranca com percursos para Madrid e não só.

Chegou a Portugal, em setembro, com a promessa de ligar Cascais ao Porto por cinco euros e as reservas dispararam. Agora, a Royal Express, empresa de transportes low-cost, dá novo salto: arranca com o percurso Cascais-Sintra-Vigo logo após o Natal, um primeiro passo para, em 2020, começar a ligar Portugal a cinco cidades espanholas a preços baixos.

“Temos a ambição de ligar Portugal às principais capitais da Europa até 2021. Muito em breve iremos lançar a linha expresso Cascais-Sintra-Vigo”, avançou ao Dinheiro Vivo, Nuno Oliveira, diretor-geral da Royal Express, destacando que a primeira linha internacional nascerá “em parceria com uma empresa espanhola para Vigo e Valença” na semana do Natal.

Este é apenas um passo à conquista do País vizinho. Nos planos da Royal Express está já a introdução de percursos que liguem Portugal a Madrid, Sevilha, Málaga, Santiago de Compostela. “Em 2021 o projeto é expandir para França”, acentuou o responsável.

A Royal Express está neste momento a ligar Porto a Sintra e Cascais. “A escolha de Cascais tmem que ver com o facto do nosso principal concorrente ser o carro privado”, diz Nuno Oliveira, assumindo a importância de ter “terminais descentralizados e com fácil acesso pelos meios de massa como o comboio”. E dá um exemplo: “uma pessoa que viva no concelho de Cascais ou Sintra, para ir para o Porto, não tinha até agora um transporte direto. Tinha sempre que se deslocar a Lisboa e daí para o Porto. Muitas pessoas acabavam por levar o carro por uma questão de comodidade e de horários, apesar de ser bem mais poluente”.

Com as novas rotas sob pano de fundo, a Royal Express investiu na aquisição de dois novos autocarros de dois andares, com 82 assentos e casa de banho “para dar ainda maior conforto e poder atender melhor nossos clientes”. O investimento nos novos autocarros foi de “um milhão de euros” e os começam a operar a 27 de Dezembro”, anunciou ainda Nuno Oliveira.

Desde que iniciou operações para ligar a região de Lisboa ao Porto por 5,29 euros, aos fins de semana, a Royal Express regista “praticamente 100% de ocupação”. No início de dezembro, inclusivamente, já não havia fins-de-semana livres até final de janeiro.

Nuno Oliveira esconde a receita para praticar preços tão baixos face aos concorrentes diretos – como a Rede Expressos ou a Flixbus -, mas reforça que o princípio se irá manter no futuro com as rotas internacionais: “Faz parte da estratégia da empresa aplicar sempre os menores preços do mercado e, com base nos algoritmos do nosso sistema de vendas, conseguimos praticar o preço justo”.

A porta fica aberta para que os preços do serviço de transportes possam cair. “À semelhança do que se passa no mercado do transporte aéreo irá promover uma maior procura no nosso setor e consequentemente mais concorrência, o que é bom para todos”.

A Royal Express é uma empresa do grupo brasileiro Guanabara, que opera autocarros no Rio de Janeiro há já 50 anos. O grupo "rei do ônibus", nasceu em 1968 pelo banqueiro Jacob Barata, é composto por 20 empresas de transporte urbano, intermunicipal e interestadual em oito estados brasileiros. Tem também negócios no estrangeiro como a Scotturb, onde a Royal Express está inserida, e investimentos em imobiliário, hotelaria e concessionários automóveis.

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