aviação

Ryanair chega a acordo com pilotos irlandeses

REUTERS/Yves Herman
REUTERS/Yves Herman

Ao fim de 22 horas de diálogo, sindicatos e Ryanair chegaram a um consenso. Acordo deverá agora ser votado pelos pilotos irlandeses.

A noite foi longa mas acabou a bem. As negociações entre a Ryanair e os pilotos irlandeses, que tiveram início na passada semana, terminaram com um aperto de mão. A transportadora low-cost, que esteve em conversações com a estrutura sindical FORSA, num encontro mediado por Kieran Mulvey, antigo líder da Comissão irlandesa para as Relações Laborais, anunciou esta manhã na rede social Twitter que foi atingido um consenso.

Na publicação, a empresa liderada por Michael O’Leary afirma que irá avançar com o acordo após este ser votado pelos pilotos irlandeses. Mulvey pediu também às partes que não fizessem comentários sobre o assunto até o processo estar concluído.

A última reunião, que visava por termo à disputa, teve início na manhã de quarta-feira e terminou 22 horas depois, pelas 07h00 desta quinta-feira. Em cima da mesa estiveram assuntos relacionados com as condições laborais dos pilotos como horários, férias, salários, promoções e transferências de base.

Estes são pontos comuns às reivindicações não só de pilotos mas também de tripulantes de cabina que desde o início do verão têm levado a cabo várias greves, o que obrigou a Ryanair a ter de cancelar centenas de voos, afetando milhares de passageiros.

A maratona de negociações aconteceu depois da última paralisação de 24 horas dos pilotos irlandeses no passado dia 10. Dentro de uma semana várias estruturas sindicais, incluindo as portuguesas, vão reunir-se em Roma, Itália, de forma a chegar a definir os próximos passos de ação conjunta.

A presidente do Sindicato Nacional Do Pessoal De Voo Da Aviação Civil (SNPVAC), Luciana Passo, esclarece ao Dinheiro Vivo que este acordo, que ainda não é público e, por isso, o SNPVAC não conhece o seu conteúdo, “em nada altera a reunião de Roma que se mantém para dia 7 de setembro”.

Notícia atualizada às 10h54 com as declarações da presidente do Sindicato Nacional Do Pessoal De Voo Da Aviação Civil , Luciana Passo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Ryanair chega a acordo com pilotos irlandeses