Ryanair

Ryanair divulga vídeo sobre foto de tripulantes. Sindicato fala em violação

A Ryanair publicou imagens do aeroporto de Málaga para provar que foto é encenada. Sindicatos falam em violação da proteção de dados

O sindicato dos tripulantes de cabine informou esta quinta-feira que discutirá com as “instituições competentes” a “evidente violação” da Ryanair do regulamento de proteção de dados, no âmbito da divulgação de imagens dentro do aeroporto de Málaga, em Espanha.

Em comunicado divulgado esta manhã, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) apontou a “evidente violação do Regulamento Global de Proteção de Dados”, que vai discutir com as “instituições competentes”.

Em causa está a divulgação de um vídeo pela transportadora aérea para “expor a encenação da fotografia de tripulantes a dormir na sala de tripulação de Málaga” e no qual se observam funcionários a deitarem-se no chão.

Em declarações ao Dinheiro Vivo a Ryanair esclarece: “A publicação deste vídeo revela os factos e expõe as acusações falsas do SNPVAC. O vídeo prova que a imagem original foi encenada e nenhuma tripulação “dormiu no chão”. Todas as salas de tripulação e pilotos da Ryanair estão equipadas com câmaras de vigilância por motivos de segurança e têm as respectivas notificações, tal como requerido pelas normas de GDPR”

No início da semana, uma fotografia colocada nas redes sociais mostrava os tripulantes deitados no chão, tendo o SNPVAC referido tratar-se das condições vividas no sábado, quando quatro voos da companhia irlandesa foram desviados face ao encerramento do aeroporto do Porto devido à tempestade ‘Leslie’.

 

Os aviões foram desviados para Málaga, onde, segundo o sindicato, oito pilotos e 16 tripulantes foram colocados numa sala, “sem as mínimas condições de descanso” e, durante várias horas, “sem acesso a comida, bebida” e com apenas oito cadeiras.

“Não tiveram, pois, outra alternativa, tal como se observa na foto, se não descansarem no chão da referida sala”, lê-se num comunicado divulgado segunda-feira.

Esta quinta-feira, o sindicato garante que a Ryanair fez um “favor a todos, ao fornecer provas, de que facto, não havia o mínimo de condições para os seus empregados passarem a noite com dignidade”.

“A Ryanair demonstrou que tudo o que publicámos era verdade”, concluiu o sindicato, que referiu que os tripulantes, “num gesto de protesto, tiraram uma foto, que imediatamente se tornou viral”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
GSFJ2392

“A sustentabilidade dos media depende de todos nós”

Alexandre Fonseca - CEO da Altice Portugal

Fotografia: Gerardo Santos

Alexandre Fonseca sobre 5G: “Portugal hoje posiciona-se na cauda da Europa”

Sebastião Lancastre, Easypay

Easypay. “Para sermos relevantes para os clientes temos de ouvi-los”

Outros conteúdos GMG
Ryanair divulga vídeo sobre foto de tripulantes. Sindicato fala em violação