Telecomunicações

Sabe (mesmo) qual é a velocidade da sua net? Anacom renova app NET.mede

internet-mais-rapida-720x405

Desde que a primeira versão do serviço NET.mede foi lançada em 2013 foram realizados mais de 3 milhões de testes pelos utilizadores.

Sabe mesmo se a velocidade de internet que contratou com o seu operador está a ser entregue? Para ajudar-lhe a responder a esta pergunta a Anacom renovou a aplicação NET.mede, com novas funcionalidades e ambiente gráfico, permitindo uma experiência de utilização mais intuitiva.

Desde 2013, ano em que foi lançado a primeira versão do NET.mede, foram realizados mais de 3 milhões de testes pelos utilizadores. O mesmo visa ajudar os utilizadores a monitorizar se os serviços de internet contratualizados com os operadores estão a ser efetivamente cumpridos, permitindo fazer o diagnóstico da qualidade das ligações à internet e medir a sua velocidade.

“A informação obtida através do NET.mede pode ser um elemento importante na gestão da relação dos utilizadores com o seu operador, permitindo-lhes questionar, de forma mais sustentada, a qualidade do serviço prestado”, destaca a Anacom.

  • Com esta renovação de funcionalidades, a aplicação permite, por exemplo, personalizar os nomes dos acessos/equipamentos em que efetua os testes (por exemplo, “minha casa”, “escritório”) ou “ver o relatório completo do teste e obter exemplos de serviços que a sua ligação à internet permite com base nos valores medidos”.
  • A área My NET.mede também foi renovada permitindo agora, entre outras funcionalidades, “consultar os resultados dos testes realizados ao longo de dois anos; ver os resultados dos testes através de gráficos interativos, por dias ou por horas ou extrair resultados dos testes, nos formatos gráfico ou tabela”.

A app está disponível para sistema operativo Android e iOS nos smartphones, mas também para computadores com sistemas operativos Windows e MacOS. Para ter acesso a novas funcionalidades terá de fazer a atualização da aplicação e definir uma nova palavra-passe (“uma vez que os critérios para a sua criação foram alterados para melhorar a segurança dos seus dados”) e autorizar o tratamento dos dados pessoais, de acordo com a nova política de privacidade, descreve o regulador.

Pode descarregar aqui

Aos utilizadores que desejarem obter diagnósticos mais exaustivos, o regulador “recomenda a realização de vários testes em diferentes dias e horários. Para maior comodidade, a versão da app para computador permite o agendamento de testes automáticos.”

“A utilização destes instrumentos de diagnóstico também fornece à Anacom elementos que ajudam a monitorizar o desempenho do serviço de acesso à Internet”, destaca o regulador.

A Anacom tem vindo a monitorizar a qualidade do serviço de comunicações móveis de voz e dados. O primeiro estudo, relativo à região do Alentejo, foi conhecido este mês.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Indústria do calçado. 
Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Portugal regressou ao Top 20 dos maiores produtores de calçado

Mina de carvão perto da cidade de Oaktown, Indiana, Estados Unidos. (EPA/TANNEN MAURY)

Capacidade de produção de carvão caiu pela primeira vez

(EPA/RITCHIE B. TONGO)

Microsoft mantém discussões para compra da filial da TikTok nos EUA

Sabe (mesmo) qual é a velocidade da sua net? Anacom renova app NET.mede