Mercados

SAD leonina vale mais de 30 milhões em bolsa

Bruno de Carvalho, Sporting

Fotografia: Gustavo Bom / Global Imagens
Bruno de Carvalho, Sporting Fotografia: Gustavo Bom / Global Imagens

Ações da SAD têm estado numa montanha-russa nas últimas sessões. Ontem valorizaram quase 27%

A SAD do Sporting vale 31 milhões de euros em bolsa. Mas, apesar de a crise diretiva e a administração reconhecerem ameaças à “estabilidade financeira”, os títulos do clube de Alvalade ganharam 26,98% para 0,80 euros na sessão de ontem. A subida deveu-se a apenas quatro negócios em bolsa, com um valor total de 240 euros.

A recuperação acontece depois de, na semana passada, os títulos terem estado congelados, após uma desvalorização de mais de 30% na quarta-feira da semana passada, ainda antes do post de Bruno de Carvalho a criticar a equipa. Dado o baixo volume de negócios da SAD do Sporting, as ações só negoceiam por chamada. Em vez de poderem ser vendidas e compradas a qualquer momento da sessão, apenas podem ser transacionadas duas vezes por dia.

As ações com baixa liquidez tendem a ter oscilações de preço mais elevadas e podem não refletir de forma tão eficaz o real valor de uma empresa. São também um risco para os investidores: se quiserem vender, podem não encontrar ordens de compra que lhes permitam sair desses investimentos.

Com a subida na sessão de ontem, o Sporting ganha 19,4% em bolsa desde o início do ano. Os títulos do Benfica avançam 22% no mesmo período, com a SAD avaliada em 32 milhões de euros. Já a SAD portista sobe mais de 8% em 2018, com os preços de mercado a atribuírem um valor de 16 milhões de euros aos azuis e brancos.

As SAD não têm analistas a acompanhar a sua atividade, mas os especialistas em mercados financeiros defendem que são alvo de investimentos mais motivados pela emoção do que pela razão.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Indústria do calçado. 
Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Portugal regressou ao Top 20 dos maiores produtores de calçado

Sonae Industria

Ações da Sonae Indústria e da Sonae Capital disparam após OPA da Efanor

Alexandre Meireles, presidente da ANJE. Fotografia:  Igor Martins / Global Imagens

ANJE teme que 2021 traga “grande vaga” de falências e desemprego

SAD leonina vale mais de 30 milhões em bolsa