Tecnologia

Saiba ver se o Facebook tem acesso às suas SMS e chamadas

Facebook Chamadas SMS

A rede social está envolvida numa nova polémica e que volta a estar ligada com o acesso a informações privadas dos utilizadores.

O período conturbado do Facebook ainda não terminou: depois da polémica da Cambridge Analytica, a empresa está a ser criticada por recolher dados de SMS e chamadas feitos pelos utilizadores fora das aplicações do Facebook.

O novo caso surgiu pela mão da publicação Ars Technica: o próprio autor do artigo decidiu descarregar toda a informação que o Facebook tinha sobre si e descobriu que havia registos de chamadas e SMS que teve com os seus contactos.

Em resposta o Facebook disse que apenas acedeu aos dados dos utilizadores que deram essa autorização específica, através dos serviços Messenger e Messenger Lite. O ponto central da questão é que o jornalista e outros utilizadores ouvidos pela publicação garantem nunca ter visto um pedido expresso para a recolha daquela informação.

Argumentos e acusações à parte, a verdade é que os utilizadores do Facebook no sistema operativo Android, muito provavelmente, partilharam os dados de chamadas e SMS com a tecnológica norte-americana. Os utilizadores do iOS estão protegidos, pois o sistema operativo da Apple blindou o acesso a estas informações privadas.

O que sabe o Facebook sobre si?
A questão que se coloca é: como pode saber se também é uma das pessoas de quem o Facebook sabe para quem ligou e enviou mensagens?

O processo é simples: só precisa de aceder às definições do Facebook e carregar no link que diz “Descarrega uma cópia dos teus dados do Facebook”. A plataforma vai pedir a password, só para confirmar a identidade do utilizador, enviando depois um email assim que os dados estiverem prontos para ser descarregados.

Depois de já ter os dados, aceda ao Separador “Informação de Contactos”, onde vai encontrar os registos de chamadas e SMS que a rede social tem sobre si. Estes dados incluem a tipologia da chamada – recebida ou efetuada -, a duração e o destinatário. Já no caso dos SMS há indicação de para quem foi enviado e quando.

Fique também a saber que, se quiser, pode eliminar os metadados de comunicações que o Facebook tem sobre si: precisa de aceder às definições do Messenger e eliminar toda a lista de contactos associada.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Teste - Redação DV

Liberdade e sustentabilidade dos media, com ou sem apoio do governo?

Regime dos residentes não habituais garante isenção de IRS a quem recebe pensões do estrangeiro.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Primeiros 18 residentes não habituais prestes a perder benefício

Salvador de Mello, CEO do grupo CUF (Artur Machado/Global Imagens)

CUF vai formar alunos médicos de universidade pública

Outros conteúdos GMG
Saiba ver se o Facebook tem acesso às suas SMS e chamadas