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Santa Casa tem 18 milhões para fazer promoção aos jogos

raspadinha

Maior concorrência e mais jogos levou a Santa Casa a rever o bolo para publicidade. O novo concurso tem um plafond 33% superior face ao de há 3 anos.

Vai ser uma corrida à conta de publicidade dos Jogos Santa Casa (JSC). A dona do Placard e da Raspadinha abriu concurso para encontrar a agência que nos próximos três anos vai produzir as campanhas de comunicação em meios offline (não inclui o digital) dos jogos e da marca institucional: 18 milhões de euros. Um Euromilhões.

“O concurso agora lançado prevê um valor anual de 6 milhões de euros, até à duração máxima de 3 anos”, informa fonte dos JSC. O montante representa um aumento de 33% face ao concurso de há três, adjudicado à Havas e à Fuel por um montante anual de 4,15 milhões. “Verba essa que se revelou muito estreita para todas as tarefas que se realizaram nos 3 anos de contrato”, adianta os Jogos Santa Casa. Essa constatação, bem como o maior clima concorrencial – desde maio que o jogo online é legal e já há uma empresa a operar (Betclic), tendo sido noticiado que houve pelo menos 11 candidatos – levaram os Jogos Santa Casa a rever em alta o bolo para criar campanhas de publicidade.

O novo concurso prevê “já a necessidade do departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ajustar a sua estratégia de comunicação face ao novo contexto concorrencial e ao maior número de produtos/marcas do portfólio Jogos Santa Casa, decorrente do lançamento do Placard (em setembro do ano passado), mas também de outros jogos sociais que possam, eventualmente, vir a ser lançados”, justifica fonte oficial. Mas deixa a ressalva: serão pagos “apenas os bens e serviços efetivamente encomendados” não estando a Santa Casa “obrigada a atingir o valor máximo adjudicado”.

O atual contrato termina em setembro. Há três anos a opção foi encontrar duas agências: uma para a comunicação institucional e outra para jogos. Neste último caso, a Santa Casa dividiu o concurso por três lotes podendo as agências concorrer aos vários lotes. Concorreram 11 agências, tendo a Havas sido escolhida para a comunicação institucional e lotarias e a Fuel para os restantes jogos, como Euromilhões, Totobola, Totoloto, Joker, Raspadinhas.

A opção agora é outra. “Não está prevista a separação por lotes de marcas, dentro do portfólio dos JSC, nem a celebração de contrato com duas agências criativas, como o anterior, mas com apenas uma agência, opção essa que nos pareceu agora a mais adequada.”

As agências têm de apresentar candidatura 30 dias a contar do dia da publicação do concurso (3 de junho).

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