Santander Totta alerta clientes para emails falsos

Banco sublinha que "nunca envia emails nem SMS com links para confirmação de operações" e que tampouco solicita dados pessoais através de email

O Santander Totta emitiu um comunicado onde alerta os seus clientes para "emails falsos" que usando abusivamente o nome do banco pedem aos clientes para seguir um link através do qual devem autorizar ou confirmar operações bancárias. Este tipo de emails nunca são enviados pelo banco, sublinham.

"O Santander Totta tem vindo a alertar os clientes para que não cliquem no link e apaguem imediatamente o email. O Santander Totta nunca envia emails nem SMS com acesso a links para esta finalidade. Da mesma forma, não solicita dados pessoais aos seus clientes através de correio eletrónico ou de contacto telefónico", refere a nota do banco desta segunda-feira.

Segundo o descritivo apresentado pelo BST, os emails falsos surgem com remetentes que se tentam associar ao Santander - "o remete parece ser do banco" -, e também imagens, usando-se disso para induzir em erro os clientes, sugerindo "a necessidade de atuar com sentido de urgência sobre uma situação relevante, por exemplo, a confirmação de uma operação de transferência de fundos".

O link apresentado, supostamente para resolver a falsa urgência, leva então "o destinatário a aceder a um link malicioso, que só aparentemente é do Banco (muitas vezes é uma cópia muito semelhante ao do “original”), onde então são pedidos os referidos dados pessoais ou bancários", alerta o banco.

"Com a recolha destes dados, os atacantes podem posteriormente desenvolver iniciativas em nome da identidade digital roubada ou das credenciais de acesso ao verdadeiro site bancário, a partir do qual podem então concretizar atos com dano patrimonial dos Clientes."

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