João Vasconcelos

Santo Amaro: “Foi um irmão mais velho para mim”

Miguel Santo Amaro, Sebastião Lencastre, João Vasconcelos.

(Leonardo Negrão/Global Imagens)
Miguel Santo Amaro, Sebastião Lencastre, João Vasconcelos. (Leonardo Negrão/Global Imagens)

João Vasconcelos morreu esta madrugada. Miguel Santo Amaro agradece a amizade e o legado.

É com emoção que Miguel Santo Amaro reage à morte do “irmão mais velho” João Vasconcelos. O líder da Uniplaces lembra que “o João será sempre sinónimo de paixão, ambição e amizade”, diz que “era uma força da natureza, transportava consigo o espírito do empreendedor, a ambição de fazer, sem medos ou burocracias”.

A morte, esta madrugada, vítima de um ataque cardíaco, foi “demasiado cedo para alguém que tanto deu e que ainda tinha tanto para dar”, diz Santo Amaro, para quem o antigo diretor da Startup Lisboa era como família.

“Foi um irmão mais velho para mim em Lisboa – acolheu-me na Startup Lisboa e daí para a frente foi um exemplo de como fazer acontecer”.

Santo Amaro realça que João Vasconcelos foi “o nosso porta-estandarte para o empreendedorismo em Portugal e no mundo” e assume que a sua influência e paixão não se resumiam à inovação.

“Embora recentemente ligado às empresas tecnológicas, sempre foi um apaixonado pela economia real, pela indústria, pelo empreendedorismo social, pelos carros clássicos, pelo mar e acima de tudo pelos amigos e, em especial, pela família! Resta-me agradecer a tua amizade e legado. Ficarás para sempre nas nossas memórias. Já sentimos saudades”, diz, por fim, o empreendedor português.

João Vasconcelos, um amigo de todas as empresas portuguesas

Cipriano Sousa, CTO da Farfetch, considera que: “O João Vasconcelos foi sobretudo um amigo. Não só da Farfetch, mas de todas empresas portuguesas, ajudando a impulsionar e a dinamizar a Economia com uma dedicação ímpar ao empreendedorismo e à inovação”.

O diretor tecnológico da plataforma luso-britânica acrescenta – numa declaração ao Dinheiro Vivo – que Vasconcelos: “Fez um trabalho importantíssimo como secretário de Estado da Indústria e mais recentemente no Conselho Estratégico para a Economia Digital, do qual ambos fazíamos parte. Todos na Farfetch recebemos esta notícia com enorme tristeza e consternação.”

Talkdesk: “Ajudou a colocar Portugal no mapa da tecnologia”

A Talkdesk, um dos três unicórnios com ADN português, lembrou o contribuito de João Vasconcelos para o crescimento do empreendedorismo em Portugal.

“Foi com grande choque que soubemos da notícia da morte de João Vasconcelos. Era um amigo, alguém muito conhecido pelo papel na Web Summit e na Startup Lisboa. Ajudou a colocar Portugal no mapa da tecnologia mas agora recordá-lo pela energia, pela vontade de intervir, pela sua frontalidade de opiniões. Hoje ficámos mais pobres”, assinalou Marco Costa, diretor-geral da Talkdesk ao Dinheiro Vivo.

Ana Lehmann: Um homem “combativo, visionário e com energia positiva”

Ana Lehmann foi a escolhida por António Costa, primeiro-ministro, para suceder a João Vasconcelos à frente da secretaria de Estado da Indústria. A professora universitária disse, nas redes sociais, que foi “com um sentimento de incredulidade, choque e imensa tristeza” que recebeu a notícia da “partida injusta e prematura do João”.

“Os meus pensamentos estão com a Isabel, com os filhos ainda tão pequenos e com toda a Família e inúmeros amigos que tal como eu estão chocados com a notícia. Sem capacidade para articular muito mais, recordo-o como ele era: combativo, visionário, com uma imensa e contagiante energia positiva”.

(Notícia atualizada às 17:58 com o testemunho de Marco Costa)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Trabalhos de descarga de contentores no Porto de Sines, 12 de fevereiro de 2020. TIAGO CANHOTO/LUSA

Exportações com quebra de 17% na primeira metade do ano

Isabel Camarinha, líder da CGTP, fala aos jornalistas após audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, 30 de julho de 2020. (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

CGTP. Governo nega complemento a quem esteve em lay-off sem justificação

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Santo Amaro: “Foi um irmão mais velho para mim”