aviação

SATA. Airbus atrasa entrega de novos aviões para 2021

A321neo Wonder

A SATA aceitou usar modelos provisórios do construtor aeronáutico europeu atá 2021.

A Airbus admitiu que não irá conseguir cumprir os prazos de entrega dos novos aviões encomendados pela SATA Azores Airlines, avançou ao Dinheiro Vivo o diretor comercial da transportadora açoriana, Gavin Eccles. A fabricante pediu até 2021 para concluir o pedido. Até lá, a SATA aceitou usar modelos provisórios.

A companhia aérea tem encomendados quatro A321neoLR (long range) e três A320neo. Mas “os modelos LR ainda nem estão no mercado. Só daqui a dois anos”, explicou Gavin Eccles, acrescentando que a entrega deverá estar concluída em 2021.

Entretanto, a Airbus disponibilizou, em abril e maio deste ano, dois novos A321neo à companhia aérea. A SATA optou por aeronaves com uma configuração de duas classes. No total, têm capacidade para transportar 186 passageiros, dos quais 16 viajam em classe executiva e 170 em económica.

Ao que indica o diretor comercial da SATA, a principal diferença destes aviões está no facto de o consumo de combustível ser mais reduzido. Comparativamente aos aviões antigos [A321], Gavin Eccles diz estar já a assistir a uma poupança de 50% por voo.

SATA relança programa Stopover

Este ano, a SATA prepara-se também para relançar o programa Stopover nas viagens entre os Estados Unidos da América e Portugal. “É uma oportunidade para os norte-americanos conhecerem os Açores a caminho de Portugal pelo preço de um único bilhete”, reconhece o diretor comercial da companhia.

O programa foi originalmente lançado há cinco anos, mas esteve na sombra. O que é que falhou da primeira vez? “A comunicação”, reconhece Gavin Eccles . O website oficial do Stopover da Azores Airlines estará concluído daqui a “umas semanas”, revelou.

Para a operação de verão, a estratégia da companhia passa pela “consolidação da frequência de voos em destinos para onde já voávamos”, explica o responsável, referindo-se a Boston, Providence e Oakland, nos EUA, e a Toronto e Montreal, no Canadá.

A SATA abriu ainda uma operação sazonal para Londres. Estão disponíveis voos semanais diretos, aos sábados, do Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, para a capital do Reino Unido.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

fotografia: Luís Costa Carvalho

Corticeira Amorim investe oito milhões e inaugura nova fábrica nos EUA

António Mexia lidera a EDP desde 2005

António Mexia, CEO da EDP, ganhou 6.000 euros por dia em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
SATA. Airbus atrasa entrega de novos aviões para 2021