aviação

SATA. Airbus atrasa entrega de novos aviões para 2021

A321neo Wonder

A SATA aceitou usar modelos provisórios do construtor aeronáutico europeu atá 2021.

A Airbus admitiu que não irá conseguir cumprir os prazos de entrega dos novos aviões encomendados pela SATA Azores Airlines, avançou ao Dinheiro Vivo o diretor comercial da transportadora açoriana, Gavin Eccles. A fabricante pediu até 2021 para concluir o pedido. Até lá, a SATA aceitou usar modelos provisórios.

A companhia aérea tem encomendados quatro A321neoLR (long range) e três A320neo. Mas “os modelos LR ainda nem estão no mercado. Só daqui a dois anos”, explicou Gavin Eccles, acrescentando que a entrega deverá estar concluída em 2021.

Entretanto, a Airbus disponibilizou, em abril e maio deste ano, dois novos A321neo à companhia aérea. A SATA optou por aeronaves com uma configuração de duas classes. No total, têm capacidade para transportar 186 passageiros, dos quais 16 viajam em classe executiva e 170 em económica.

Ao que indica o diretor comercial da SATA, a principal diferença destes aviões está no facto de o consumo de combustível ser mais reduzido. Comparativamente aos aviões antigos [A321], Gavin Eccles diz estar já a assistir a uma poupança de 50% por voo.

SATA relança programa Stopover

Este ano, a SATA prepara-se também para relançar o programa Stopover nas viagens entre os Estados Unidos da América e Portugal. “É uma oportunidade para os norte-americanos conhecerem os Açores a caminho de Portugal pelo preço de um único bilhete”, reconhece o diretor comercial da companhia.

O programa foi originalmente lançado há cinco anos, mas esteve na sombra. O que é que falhou da primeira vez? “A comunicação”, reconhece Gavin Eccles . O website oficial do Stopover da Azores Airlines estará concluído daqui a “umas semanas”, revelou.

Para a operação de verão, a estratégia da companhia passa pela “consolidação da frequência de voos em destinos para onde já voávamos”, explica o responsável, referindo-se a Boston, Providence e Oakland, nos EUA, e a Toronto e Montreal, no Canadá.

A SATA abriu ainda uma operação sazonal para Londres. Estão disponíveis voos semanais diretos, aos sábados, do Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, para a capital do Reino Unido.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Dívida pública está nos 130,3%

Endividamento da economia atinge novo recorde em abril

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, fala perante a Comissão de Trabalho e Segurança Social, na Assembleia da República, em Lisboa, 26 de junho de 2019. TIAGO PETINGA/LUSA

Mais 93 mil novas pensões atribuídas até julho

Luís Lima, APEMIP

Imobiliárias temem fuga de clientes com nova lei de combate ao branqueamento

Outros conteúdos GMG
SATA. Airbus atrasa entrega de novos aviões para 2021