IBM

Seguradora japonesa troca 34 funcionários por robots

IBM

O futuro já chegou. Seguradora japonesa utiliza robots no atendimento, cálculos e pagamentos aos clientes

No Japão, a seguradora Fukoku Mutual Life substituiu 34 funcionários de escritório por um sistema de inteligência artificial. De que falamos? De robots que chegaram à seguradora para substituir o trabalho do homem permitindo, inclusivamente, fazer pagamentos.

O sistema tem como base o software IBM Watson Explorer que funciona com base numa tecnologia cognitiva que permite um processamento de informação como se fosse um ser humano. “É capaz de analisar e interpretar todos os dados, incluindo texto não estruturado, imagens, áudio e vídeo”, assegura a empresa em comunicado.

A IBM Watson Explorer permite ler milhares de atestados médicos, calcular a duração de internamentos em hospital, historial médico ou outros procedimentos relacionados com o paciente antes de calcular valores a reembolsar ou pagar em tempo recorde.

Em junho, o Dinheiro Vivo falou com o robot NAO, que também funciona através do supercomputador cognitivo Watson, da IBM. Assista ao vídeo da conversa.

A seguradora sabe que tudo será mais rápido e, por isso, estima um crescimento da produtividade de 30%, que permitirá amortizar o investimento de 1,6 milhões de euros em menos de dois anos.

Ainda que os robots tenham capacidade para fazer todos os cálculos, a empresa admite que haverá um humano a certificar-se de que tudo está correto.

 

O envelhecimento da população e a aptidão para a tecnologia transformam o Japão num enorme campo de treinos para a tecnologia robótica. O Instituto de Investigação Nomura estima já que cerca de metade dos empregos daquele país possam vir a ser realizados por robots até 2035.

Para além desta seguradora, o periódico Mainichi refere que há outras três empresas da área dos seguros a implementar sistemas de inteligência artificial para automatizar trabalhos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Seguradora japonesa troca 34 funcionários por robots