Seguros

Seguradora que comprou Axa admite novas compras em Portugal

ageas2

Axa Portugal é agora Ageas Seguros. Nova marca começa a ser comunicada a nível nacional.

A seguradora belga Ageas admite ir às compras no mercado português caso haja nova consolidação no sector. “Se for benéfica para o grupo podemos fazer novas aquisições”, adiantou Steven Braekevelt, CEO da Ageas Europa Continental e country Head da Ageas Portugal, ao Dinheiro Vivo à margem da apresentação da nova marca dos ativos Axa.

O grupo belga fechou em agosto do ano passado a compra dos ativos da Axa Portugal no ramo vida e da Direct por 190,8 milhões de euros, reforçando a presença do grupo segurador em Portugal, mercado onde já opera desde 2005 através do grupo Ocidental – que inclui as marcas Ocidental Seguros, Ocidental Pensões e Médis – e através de uma joint-venture com o Millennium bcp para o negócio de vida.

Com a aquisição da Axa Portugal o grupo belga passa a ser a segunda maior operadora em Portugal e espera aumentar para 14,4% no setor segurador da não vida para 14,4%, passando a ser o segundo maior grupo segurador a operar no mercado português em termos de prémios, logo a seguir à Fidelidade, e a terceira maior seguradora do ramo Não Vida.

Portugal é o segundo maior mercado europeu para o grupo segurador belga, que com a entrada da Axa e dos seus cerca de 700 colaboradores passa a ter 1400 trabalhadores no mercado nacional. No mundo são cerca de 1300 colaboradores espalhados por 13 mercados. “A ambição é crescer”, reforça Braekeveldt quando questionado se neste momento a equipa está fechada, depois do corte de 10% feito pela Axa no número de trabalhadores antes de vender a operação em Portugal. Mas, o objetivo é “ser lucrativo” e caso isso não suceda admite medidas de ajustamento.

Braekeveldt admite “sinergias inteligentes” com outras operações do grupo em Portugal, mas não avança nenhum valor. “É demasiado cedo”, diz apenas, lembrando que o grupo acabou de assumir a operação da Axa Portugal. A operação só ficou concluída no início de abril depois de obter a luz verde dos reguladores.

Ageas Seguros é a marca com que em Portugal o grupo vai operar os ativos até aqui comercializados pela Axa Portugal. A marca é uma adaptação local, feita pela Havas, da marca do grupo que vai ser comunicado a partir de agora e durante três semanas numa campanha multimeios a nível nacional, sob o mote “Um mundo para proteger o seu”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Seguradora que comprou Axa admite novas compras em Portugal