Coronovírus

Selo Clean & Safe. Campos de Golf também se podem candidatar-se

Golfe Algarve
Golfe Algarve

Os campos de golfe podem pedir o selo do Turismo de Portugal que visa assegurar aos clientes que os requisitos de limpeza e segurança são cumpridos.

Depois das unidades hoteleiras e dos restaurantes, os campos de golfe também vão poder aderir ao selo Clean & Safe. Para isso, e de acordo com o comunicado do Turismo de Portugal, os campos de golfe interessados em obter esta espécie de selo sanitário “devem cumprir o conjunto de disposições presentes na ‘Declaração de Compromisso, acessível no site do Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG),”.

Este selo é gratuito e válido até 30 de abril de 2021. As unidades que tenham este selo têm de implementar “um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, deve assegurar o distanciamento social e higienização necessária para evitar riscos de contágio e garantir os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas, incluindo agora a experiência de golfe”.

Portugal é um destino reconhecido internacionalmente para a prática de golfe. E por isso, explica o Turismo de Portugal, “é muito relevante que estes equipamentos também possam ostentar a garantia Clean & Safe, assumindo o compromisso do cumprimento dos requisitos de higiene e segurança sanitária e transmitindo aos golfistas, nacionais e estrangeiros, a confiança que estes procuram para a sua experiência de golfe”.

Tal como acontece com as unidades hoteleiras e restaurantes, se o Conselho Nacional da Indústria do Golfe der luz verde aos campos de golfe para terem este selo, os aderentes podem usá-lo tanto nas instalações físicas como nas plataformas online onde estão presentes.

“Com esta iniciativa o Turismo de Portugal pretende transmitir às empresas informação sobre as medidas mínimas necessárias de higiene e limpeza dos estabelecimentos, mas sobretudo, promover Portugal como destino seguro, do ponto de vista dos cuidados a observar para uma cuidada e eficaz manutenção das condições que evitem a propagação do novo coronavírus, numa atuação concertada, com o envolvimento de todas as empresas do setor e apelando à responsabilidade de todos”.

Selo na empresas de turismo

No caso das unidades ligadas ao turismo, este selo pode ser pedido online pelos empreendimentos turísticos, empresas de animação turística e agências de viagens. Terá validade de um ano, é gratuito e opcional. Exige, segundo o comunicado da autoridade de turismo do final de abril, “a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas”.

O selo pode ser pedido nas plataformas digitais do Turismo de Portugal: RNET (Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos), RNAAT (Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística) e RNAVT (Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo) e vai estar sempre associado ao número de registo da entidade.

Quando as empresas submeterem a Declaração de Compromisso, podem passar a usar o selo, tanto colocando de forma visível nas suas instalações como nas plataformas online. Para assegurar que os estabelecimentos com o selo cumprem, de facto, as condições exigidas, o “Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, irá realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes”.

Até ao momento, no total, foram disponibilizados mais de 4.500 selos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Selo Clean & Safe. Campos de Golf também se podem candidatar-se