Sérgio Monteiro: “Temos a Grécia a pedir-nos ajuda na privatização dos aeroportos”

Sérgio Monteiro vai enviar informação
Sérgio Monteiro vai enviar informação

O secretário de Estado dos Tansportes, Sérgio Monteiro, defendeu hoje o trabalho que o Governo tem feito no setor dos transportes, não só nas privatizações, mas também na renegociação das Parcerias Público Privadas [PPP] e até no caso dos swaps.

“Temos a Grécia a pedir-nos ajuda na privatização dos aeroportos”, disse, referindo que a venda da ANA à francesa Vinci” está a dias de se concluir”, com assinatura formal do contrato e também que, ainda este ano deverão encontrar os consultores financeiros para a concessão da linha de Cascais da CP.

E acrescentou ainda: “A atuação do Governo nos swaps e nas PPP não tem paralelo na Europa. Não há nenhum país que tenha feito isto [nas PPP]. Estamos a fazer cortes directos na rentabilidade das empresas”.

Segundo Sérgio Monteiro, que falava no briefing semanal com jornalistas, hoje retomado, as renegociações do contratos de PPP implicam uma redução da taxa de rentabilidade das operadoras, “o que demonstra bem que é aos acionistas que está a ser pedido um esforço”.

Diz o governante que, “das poupanças de 300 milhões de euros previstas para este ano, mais de metade vem da redução da taxa de rentabilidade”.

O Governo já chegou a acordo com três empresas: Scutvias, Norscut e Ascendi (Mota-Engil), ou seja, ex-SCUT, que eram o que estava previsto para 2013, mas está ainda a faltar fechar acordo com a Euroscut. Sem esse acordo, que Sérgio Monteiro espera fechar rapidamente, as poupanças não serão de 300 milhões de euros, montante que já está incluindo no Orçamento do Estado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Orlando Almeida / Global Imagens)

Arrendatários vão poder realizar obras e pedir o reembolso

TIAGO PETINGA/LUSA

EDP nega ter indicado Manuel Pinho para curso nos EUA

luzes, lâmpadas, iluminação

Fatura da eletricidade baixa em 2019 “para todos”, garante o ministro

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Sérgio Monteiro: “Temos a Grécia a pedir-nos ajuda na privatização dos aeroportos”