farmacêuticas

Setor farmacêutico vai ter nova associação

medicamentos_not
Foto: D.R.

ADIFA, a nova associação do setor, é lançada a 10 de maio

O setor farmacêutico vai ter uma nova associação, a ADIFA, Associação de Distribuidores Farmacêuticos, que será lançada a 10 de maio, segundo a informação divulgada às redações.

A ADIFA pretende “contribuir para a definição de uma estratégia a longo prazo para a saúde, perspetivando um desenvolvimento sustentado do setor, a valorização da cadeia de distribuição, a construção de pontes de colaboração entre o setor privado e o Serviço Nacional de Saúde e o desenvolvimento e atualização das boas práticas de distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos”, segundo a informação divulgada.

O setor farmacêutico enfrenta desafios. Ao longo dos últimos anos, os medicamentos foram sujeitos a reduções administrativas de preços, o que resultou numa redução do valor de mercado de aproximadamente 740 milhões de euros, desde 2008. O setor foi, ainda, afetado por diversas reduções de margens, tendo a margem de comercialização atribuída à distribuição grossista sido reduzida em cerca de 25%, quando comparada com a margem praticada em 2005.

Diogo Gouveia, Presidente da ADIFA, explica que a associação surgiu por iniciativa de seis empresas de distribuição por grosso de medicamentos, pretendendo posicionar-se como parceira de excelência das Autoridades e diversos stakeholders da saúde, para o desenvolvimento e consolidação dos projetos em curso, assim como para a discussão e negociação de novos projetos e desafios, acrescentando valor aos mesmos”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

LUÍS FORRA/LUSA

Dia 7. Termina greve dos motoristas

FOTO: TIAGO PETINGA/LUSA

Reunião marcada para terça-feira se a greve for desconvocada

Outros conteúdos GMG
Setor farmacêutico vai ter nova associação