Comércio online

SEUR falha prazos de Natal na entrega das encomendas da Amazon em Portugal

REUTERS/Lucy Nicholson/File Photo
REUTERS/Lucy Nicholson/File Photo

Transportadora não consegue dar vazão ao pico de pedidos vindos de Portugal. Tecnológica poderá estar a ponderar queixa formal

Maria João Nogueira acabou por desistir. Cancelou as suas quatro encomendas à Amazon e, no momento em que falava ao Dinheiro Vivo, estava num centro comercial a comprar os presentes que o comércio online não lhe tinha garantido. “Fiz a encomenda a 12 de dezembro. A Amazon assegurava a entrega antes do Natal, para dia 21. Entretanto a SEUR, que me viria trazer os produtos, atualizou os prazos e passou a data para 29. Acabei por cancelar. Não fazia sentido”, desabafa. Nunca lhe tinham sucedido atrasos desta ordem e considera-se uma cliente frequente da Amazon. Contudo, Maria João Nogueira assume que esta tinha sido a primeira vez que tinha encomendado através da loja espanhola. “Antes comprava pelo Reino Unido, ou até mesmo pela americana”.

No início de novembro, a gigante tecnológicas tinha anunciado que portes de envio grátis para Portugal em encomendas a partir da Amazon de Espanha que atingissem determinado valor. O comunicado provocou uma avalanche de pedidos e a SEUR, uma das transportadoras que entrega os produtos viu-se sem mãos a medir.

A empresa estimava – e preparou-se – para um crescimento de 20% a atividade na época das festas. Contudo, “estas previsões foram amplamente excedidas, muito pelas promoções mais agressivas e de duração alargada, face a anos anteriores. Estamos a falar de vendas que praticamente duplicaram relativamente ao período homólogo”, justifica Mónica Rufino, diretora-geral da SEUR Portugal. A responsável acrescenta que está inclusivamente a tratar de um reforço de funcionários para dar resposta aos pedidos, prevendo a contratação de 60 profissionais à força de distribuição. “Estamos a colocar todos os nossos esforços e recursos para ajudar os nossos clientes a responder ao crescimento que estão a ter nas suas vendas e a nossa intenção é que recebam as suas remessas, o mais rápido possível. E quando falamos sobre clientes, referimo-nos a todos, independentemente do tamanho ou segmento”, sublinha.

Nas redes sociais, as queixas multiplicam-se e os clientes partilham as suas histórias. Uma utilizadora do Facebook conta que, na resposta à reclamação que fez à Amazon, a gigante tecnológica lhe indicou que iria proceder a uma queixa formal contra a SEUR. Contudo, não fomos capazes de confirmar essa situação.

Pedro Magalhães foi outro dos clientes que manifestou o seu desconsolo no Twitter. Com uma situação bastante semelhante à de Maria João Nogueira, assume, contudo, ainda estar à espera que as encomendas lhe cheguem a casa. “Cheguei a ir à SEUR de São João da Telha ver o que se passava com os meus pedidos, porque não me respondiam nem pelo telefone nem online. Mas aquilo estava uma confusão e com imensa gente com reclamações como a minha. Não me encontraram a encomenda, mas foram bastante simpáticos”, conta ao Dinheiro Vivo. Uma funcionária chegou a dar-lhe o número de telemóvel pessoal. “Disse-me que ia fazer tudo o que pudesse e para eu lhe ir ligando, para acompanhar a situação. Ainda tenho esperança de ter as minhas compras a tempo do Natal.” E se não chegarem? “Logo se vê o que vou fazer.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
dbrs-1060x594

DBRS mantém rating de Portugal em ‘BBB’ e perspetiva estável

O primeiro-ministro, António Costa, intervém durante a cerimónia de assinatura de declaração de compromisso de parceria para Reforço Excecional dos Serviços Sociais e de Saúde e lançamento do programa PARES 3.0, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, 19 de agosto de 2020. ANDRÉ KOSTERS/LUSA

“Na próxima semana podemos chegar aos 1000 casos por dia”, avisa Costa

App Stayaway covid

App Stayaway Covid perto do milhão de downloads. 46 infetados enviaram alertas

SEUR falha prazos de Natal na entrega das encomendas da Amazon em Portugal