Sindicato PT. Anacom considera que problemas de “concentração local” poderão ser evitados com venda da Cabovisão e Oni

Venda da Cabovisão e Oni poderá evitar novos remédios na PT Portugal

A venda da Cabovisão e da Oni pela Altice poderá ser a forma mais eficaz de evitar problemas de concentração local, evitando novos remédios que envolvessem ativos da PT Portugal.

Esta foi a posição que a Anacom transmitiu na reunião de hoje com o Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom, adiantou Jorge Félix, presidente do Sindicato, ao Dinheiro Vivo. De acordo com a posição que o regulador terá transmitido ao Sindicato, “muitas das situações de concentração a nível local que se poderão criar” ficariam resolvidas com a venda da Cabovisão e Oni pela Altice. Em outra situação, a Anacom terá de atuar “mercado a mercado, concelho a concelho” para averiguar eventuais situações de posição dominante.

Leia ainda: Concorrência vai pedir a Bruxelas para avaliar compra da PT Portugal

A venda da Oni e da Cabovisão desses dois ativos não irá gerar concentrações locais – que terão de ser analisadas caso a caso pela Anacom – evitando novos “remédios e com certeza a possibilidade de desenvolvimento e de crescimento e a manutenção da PT Portugal, tal como está”, diz Jorge Félix.

A Altice tem demonstrado disponibilidade para alienar as duas operadoras, adiantando que há interessados no mercado português por estes dois ativos.

O encontro de hoje com a Anacom foi solicitado pelo Sindicato preocupado com eventuais remédios que pudessem vir a ser impostos à PT Portugal com a compra da empresa pela Altice.

A Anacom só poderá atuar se “a Autoridade da Concorrência solicitar um parecer prévio”, lembra Jorge Félix. O organismo regulador da Concorrência vai pedir a Bruxelas a remessa do processo para Lisboa, argumentando que tem maior conhecimento do mercado português para poder avaliar o impacto desta aquisição do grupo francês ao nível da concorrência.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Sindicato PT. Anacom considera que problemas de “concentração local” poderão ser evitados com venda da Cabovisão e Oni